ASSINE
search button

'A história me absolverá', conheça frases de Fidel Castro

Ex-líder cubano morreu nesta sexta-feira, 25 de novembro, aos 90 anos de idade

Compartilhar

Líder da Revolução Cubana e principal nome da esquerda moderna, Fidel Castro morreu aos 90 anos de idade e deixou um legado de declarações históricas. 

Confira algumas: 

1) "Condenem-me. Não me importo. A história me absolverá"- 16 de outubro de 1953, durante um processo judicial pelo qual respondeu pelo assalto ao quartel Moncada.    

2) "Não estou interessado no poder, nem prevejo assumi-lo. Tudo que farei é assegurar que o sacrifício de tantos compatriotas não fiquem em vão, independentemente do que o futuro me reserva" - 1 de janeiro de 1959, no triunfo da Revolução Cubana. 

3) "Operários e camponeses, esta é a revolução socialista e democrática dos humildes, com os humildes e para os humildes" - 16 de abril de 1961, ao declarar que seu governo seria socialista. 

4)"Cuba não se opõe a uma busca para solucionar as diferenças históricas com os Estados Unidos, mas ninguém espera que Cuba mude sua posição ou ceda aos seus princípios. Cuba é e continuará sendo socialista. Cuba é e continuará sendo amiga da União Soviética e de todos os Estados socialistas" - 20 de dezembro de 1980, em discurso no Congresso do Partido Comunista de Cuba. 

5) "Faremos tudo que devemos para manter em funcionamento as nossas fábricas, para manter os nossos trabalhadores autônomos, para seguir adiante nestas condições difíceis, e encontraremos a fórmula para salvar o país, salvar a revolução e salvar o socialismo" - 14 de outubro de 1991, ao Congresso do Partido Comunista e logo após os primeiros efeitos da queda da URSS. 

6) "Estarei com vocês, se quiserem, pelo tempo que possa ser útil, e se a natureza não decidir antes de mim. Nem um minuto antes, nem um segundo depois. Agora compreendo que o meu destino não era vir ao mundo para repousar até o fim da minha vida" - 6 de março de 2003, após ser reeleito pela Assembleia Nacional de Cuba. 

7) "Não tenho nenhuma dúvida de que o nosso povo e a nossa revolução lutarão até a última gota de sangue para defender esta e outras ideias que serão necessárias para proteger este processo histórico" - 31 de julho de 2006, depois de uma cirurgia à qual foi submetido, na época em que cedeu o poder ao irmão, Raúl Castro. 

8) "A nova geração é convocada a retificar e mudar sem hesitação tudo que deve ser retificado e mudado. Persistir nos princípios revolucionários é, ao meu juízo, a herança principal que podemos deixar a eles" - 18 de abril de 2011, ao Congresso do Partido Comunista. 

9) "Completarei 90 anos em breve. Serei como os outros. O tempo virá para todos nós, mas as ideias dos comunistas cubanos permanecerão como prova neste planeta. Se trabalhamos com fervor e dignidade, se podemos produzir materiais e bem culturais dos quais todo ser humano necessita. É necessário combater sem nunca renunciar" - abril de 2016, discurso ao Partido Comunista Cubano. 

>> Funeral de Fidel Castro é marcado para 4 de dezembro

>> Fidel Castro morre aos 90 anos em Cuba

>> Morte de Fidel é uma 'triste notícia', diz papa Francisco

>> Governo de Michel Temer diz que Fidel foi um 'líder de convicções'

>> Políticos brasileiros lamentam morte de Fidel Castro

>> 'História julgará o enorme impacto' de Fidel, diz Obama

>> Donald Trump diz que Fidel foi 'ditador brutal'

>> Fidel e a rivalidade histórica com os EUA

>> 'Futuro de Cuba depende de Trump', diz Frei Betto

* Da agência Ansa Brasil