ASSINE
search button

Morte de Fidel é uma 'triste notícia', diz papa Francisco

Compartilhar

O papa Francisco definiu como uma "triste notícia" a morte do ex-líder cubano Fidel Castro, que faleceu na noite desta sexta-feira (25), aos 90 anos de idade. 

"Ao receber a triste notícia da morte pelo seu caro irmão, o excelentíssimo senhor Fidel Alejandro Castro Ruz, ex-presidente do Conselho de Estado e do governo da República de Cuba, expresso os meus sentimentos de dor aos familiares do defunto, assim como ao governo e ao povo desta amada nação", disse o Papa, em um telegrama enviado à ilha em nome de Raúl Castro. 

Francisco se reuniu com Fidel em 20 de setembro de 2015, durante uma visita à casa do líder revolucionário em Havana. O encontro durou cerca de 35 minutos, de acordo com a Santa Sé, e ocorreu na ocasião de uma viagem oficial de quatro dias pela ilha. 

Em entrevista à Ansa em janeiro deste ano, o teólogo brasileiro Frei Betto disse que o ex-líder cubano sentia uma "profunda admiração" por Francisco. O Papa foi um dos principais mediadores, junto com o governo canadense, do processo de reaproximação entre Cuba e Estados Unidos, cujas relações diplomáticas estavam rompidas há mais de meio século. 

>> 'A história me absolverá', conheça frases de Fidel Castro

>> Relembre a trajetória do líder cubano Fidel Castro

>> Funeral de Fidel Castro é marcado para 4 de dezembro

>> Fidel Castro morre aos 90 anos em Cuba

* Da agência Ansa Brasil