ASSINE
search button

EAV OcaLage: “Sem o repasse do governo nossa situação fica insustentável”

Escola de Artes Visuais do Parque Lage está há sete meses sem repasse de verba

Compartilhar

Há sete meses sem receber os repasses do governo estadual do Rio de Janeiro, a Escola de Artes Visuais do Parque Lage parece não estar mais resistindo aos efeitos da crise financeira que abate o estado. Na manhã desta quarta-feira (23), a OcaLage colocou os seus 70 funcionários em situação de aviso prévio. A escola foi criada pelo governo do estado para profissionalizar e compartilhar com a sociedade civil a gestão de duas importantes instituições culturais.

O Jornal do Brasil conversou com o presidente da EAV OcaLage, Márcio Botner, que comentou com tristeza a necessidade de tomar essa decisão, segundo ele, devido aos atrasos dos repasses de verba que deveriam chegar do governo estadual, o que não acontece há sete meses.

“A situação infelizmente chegou a um ponto insustentável. O que acontece é que a OcaLage funciona através de uma parceria com o governo do estado do Rio de Janeiro, e ele sempre foi um grande parceiro, proporcionando condições de distribuirmos várias bolsas de estudo, conquistas de selos de qualidade, realizar os cuidados e preservação de toda a área verde do parque, que é uma floresta. Porém, há sete meses que o repasse de verbas não chega até as nossas mãos. Durante todo esse tempo tentamos tocar o projeto com recursos próprios, porém, chegou nosso limite”, lamentou Botner.

Márcio Botner também pediu que o governo reveja a situação e reassuma a parceria de sucesso com o OcaLage, firmada há mais de dois anos.

“Nós queremos que o nosso parceiro retorne para o nosso lado. Continuar da maneira que está, gerindo a escola com nosso recursos próprios, está inviável. O segredo do nosso sucesso era a parceria público-privada, que, infelizmente, não está acontecendo há sete meses. Nós precisamos do estado para poder funcionar”. Encerrou o presidente.

Veja mais sobre a crise financeira do estado do Rio de Janeiro

>> Governo federal cria gabinete para conter crise na saúde do Rio

>> STF manda governo do Rio liberar parcela do orçamento do Judiciário

>> Prefeitura do Rio vai emprestar R$ 100 milhões para socorrer hospitais estaduais

>> Rio: Justiça obriga governo a depositar recursos destinados à Saúde em 24 horas

>> Darze: “Autoridades falam sobre atrasos de salário como se fosse comum”

>> Escola de Artes Visuais do Parque Lage dá aviso prévio aos seus funcionários