ASSINE
search button

Ipanema: crateras provocadas por obra do metrô serão alvo de inquérito

Compartilhar

A abertura de duas crateras nas obras do metrô de Ipanema, no dia 11 deste mês, será alvo de um inquérito, instaurado pela delegada Monique Vidal, titular da 14ª DP (Leblon). Os buracos foram abertos na Rua Barão da Torre, durante obras de escavação da Linha 4. Possível exposição ao perigo da vida, da integridade física e do patrimônio dos moradores da área serão investigados. Neste sábado (31), moradores da região vão fazer uma manifestação para pedir às autoridades mais segurança nas escavações, mediante o anúncio de que o "tatuzão" vai operar em obra da Linha 4 do metrô em até 60 dias.  

Os laudos da Defesa Civil serão requisitados e o engenheiro responsável pela obras será ouvido pela Polícia Civil, assim como os moradores prejudicados pelo problema. O Consórcio Linha 4 Sul, formado pelas construtoras Odebrecht Infraestrutura, Carioca Engenharia e Queiroz Galvão informou que está à disposição das autoridades. 

Além do inquérito instaurado pela delegacia do Leblon, um grupo de moradores dos bairros do Leblon e Ipanema, liderados pelo movimento "Projeto Segurança de Ipanema" (Psi Ipanema), entraram essa semana com uma representação no Ministério Público do Estado (MPE), que deve abrir uma Ação Civil Pública para investigar as denúncias sobre a forma de como as obras do metrô estão sendo executadas na região. "Em outros países essa técnica de escavação já foi abolida, depois de comprovada a sua periculosidade para a população. Sabemos como ela [metodologia de escavação] é arriscada e eles [agentes das empreiteiras] falarem que as rachaduras nas áreas de fundação dos prédios ao redor da cratera não tem haver com as obras é demais. Esse concreto que eles estão colocando agora pode se soltar novamente e a qualquer momento. Esse acidente de agora tivemos a sorte de acontecer de madrugada. Já pensou isso acontecer de manhã?", comentou a presidente do  "Projeto Segurança de Ipanema", Ignez Barreto.

Nascida e criada na Zona Sul do Rio e moradora há 30 anos em Ipanema, Ignez disse que o movimento popular liderado por ela incorporou a questão das crateras como prioridade nas pautas de reivindicações para a região. "Os moradores estão preocupados com essa situação causada pelas obras da Linha 4.", destacou. Pelas redes sociais, o Psi Ipanema está convocando a população para participar de um protesto que vai acontecer nesse sábado, a partir das 11h, com saída da Praça General Osório, em Ipanema. "Durante essa semana muitos moradores dos dois bairros [Ipanema e Leblon] colocaram nas janelas faixas com mensagens contra a obra. Agora vamos para as ruas.", disse Ignez, contabilizando que mais de 200 pessoas já confirmaram presença no ato. 

 

 

>> Deputado pede audiência para avaliar crateras nas obras do metrô em Ipanema

>> Defesa Civil e consórcio vão apresentar plano de emergência após cratera

>> Moradores de Ipanema pretendem entrar com ação contra empreiteiras da Linha 4