ASSINE
search button

Deputado Wladimir Costa e petistas entram em confronto na Câmara

Parlamentar que tatuou nome de Temer exibia boneco inflável de Lula vestido de presidiário

Compartilhar

Os debates na Câmara durante a votação do parecer que rejeita a denúncia contra o presidente Michel Temer, nesta quarta-feira (2), foi interrompido por um tumulto entre o deputado Wladimir Costa (SD-PA) e parlamentares do PT. Wladimir exibia bonecos infláveis representando o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, vestido de presidiário, enquanto os petistas tentavam pegar os bonecos e furá-los. Houve confronto, bate-boca e empurra-empurra.

O presidente da Casa, Rodrigo Maia (DEM-RJ), interveio e pediu ordem, recriminando Wladimir e os petistas. Em determinado momento, o deputado Carlos Zarattini (PT-SP) atirou notas falsas de dinheiro na direção de Wladimir, que prosseguiu provocando a oposição.

Mais cedo, Wladimir Costa arrancou risos de deputados durante sua fala na tribuna da Câmara. Enquanto ele fazia um inflamado discuso a favor do presidente Michel Temer, e atacando a oposição, o deputado Jean Wyllys (PSOl-RJ) e outros parlamentares davam gargalhadas. A Câmara vota nesta quarta o parecer que defende a rejeição da denúncia contra Temer por corrupção passiva, apresentada pela Procuradoria-Geral da República. 

Wladimir tatuou nesta semana o nome de Temer em seu ombro, a apareceu em evento sem camisa, exibindo a tatuagem. Segundo o tatuador, o desenho era de henna. Também foi Wladimir que atacou o deputado Sérgio Zveiter (PMDB-RJ), que elaborou um parecer defendendo a admissibilidade da denúncia contra Temer. Wladimir o chamou de "incompetente", "burro" e "desqualificado". Na ocasião, o presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), Rodrigo Pacheco, interrompeu sua fala e ameaçou cassar sua palavra.

>> Deputado Wladimir Costa faz tatuagem com o nome de Michel Temer

>> Deputado afirma que há parlamentares "Temerofóbicos" e "Temerenrustidos"

Nesta quarta-feira, Wladimir falou em tom exaltado que Temer era um homem "ético" e "transparente", afirmando ainda que a oposição era "enlameada" e "incompetente". "Podem se preparar para chorar hoje!", prosseguiu, complementando: "O PT não é um partido, é uma organização criminosa. Vocês precisam lavar as bocarras com soda cáustica, são imorais, incompetentes, falsos moralistas, e acham que vão nos colocar contra a opinião pública.Quem é Temer mostra a cara e até tatua aqui no ombro." 

Wladimir ainda pediu que os cinegrafistas o filmassem, batendo no ombro onde a tatuagem foi feita, enquanto alguns deputados gritavam: "Mostra a tatuagem!"

>> Wladimir Costa arranca risos de Jean Wyllys

Acusação

A Procuradoria-Geral da República (PGR) reforçou, em pedido enviado ao Supremo Tribunal Federal (STF) na última sexta-feira (28), que Wladimir Costa  seja condenado pelo crime de peculato. Segundo o procurador-geral, Rodrigo Janot, o parlamentar teria recebido o salário de "funcionários fantasmas" supostamente alocados em seu gabinete.

>> Deputado Wladimir Costa faz tatuagem com o nome de Michel Temer