ASSINE
search button

Dia da Mulher: Jacqueline e Sandra conquistaram 1º ouro olímpico do Brasil

Compartilhar

No Dia Internacional da Mulher, comemorado mundialmente neste dia 8 de março, o Jornal do Brasil faz sua homenagem aos grandes nomes femininos que ajudam ou ajudaram a construir a história do nosso país. Os exemplos de brasileiras que florescem nas áreas política, médica, econômica, esportiva e social são muitos, como vamos mostrar numa série de reportagens. 

Duas das maiores atletas da história do esporte olímpico brasileiro merecem ser lembradas nesta data. Sandra e Jacqueline conquistaram o primeiro ouro olímpico do Brasil durante os Jogos Olímpicos de Atlanta, em 1996, contra a também dupla brasileira de vôlei de praia formada por Adriana e Mônica. Este é até hoje o único ouro feminino do Brasil na história dos Jogos Olímpicos. 

A conquista

Logo na primeira participação do vôlei de praia no programa olímpico, no dia 27 de julho de 1996, em Atlanta, EUA, Jacqueline Silva e Sandra Pires subiram no lugar mais alto do pódio. Na partida final venceram a também dupla adversária por dois sets a zero (2 x 0), com parciais de 12/11 e 12/6. 

"Aquele pódio em Atlanta foi um dos momentos mais importantes da história do nosso esporte. A presença de duas duplas brasileiras na final do vôlei de praia é motivo de enorme alegria. Com a medalha de ouro, várias outras mulheres começaram a se dedicar ao esporte com determinação. Foi um incentivo para as novas gerações. É uma honra para o Brasil ter atletas do nível de Jacqueline e Sandra, como também da Adriana e Mônica", afirmou Carlos Arthur Nuzman, presidente do Comitê Olímpico Brasileiro, ao site oficial da entidade.

>> 'JB' homenageia Dilma Rousseff

>> Mulheres já são maioria na magistratura trabalhista 

>> OAB: Percentual de mulheres que advogam no país já é de 43%  

>> Jacqueline e Sandra conquistaram 1º ouro olímpico do Brasil

>> Graça Foster, a primeira mulher presidente da Petrobras

>> Darcy Vargas é lembrada pelas ações sociais