ASSINE
search button

Dia da Mulher: Darcy Vargas é lembrada por preocupação com questões sociais

Seu principal projeto, Casa do Pequeno Jornaleiro atende 300 adolescentes carentes do Rio

Compartilhar

No Dia Internacional da Mulher, comemorado mundialmente neste dia 8 de março, o Jornal do Brasil faz sua homenagem aos grandes nomes femininos que ajudam ou ajudaram a construir a história do nosso país. Os exemplos de brasileiras que florescem nas áreas política, médica, econômica, esportiva e social são muitos, como vamos mostrar numa série de reportagens. 

Muito lembrada no país por seu comprometimento com as questões sociais, a ex-primeira-dama Darcy Vargas é uma das brasileiras que transformou o cenário social brasileiro, por conta de sua preocupação com as questões sociais.  

>> 'JB' homenageia Dilma Rousseff

>> Mulheres já são maioria na magistratura trabalhista 

>> OAB: Percentual de mulheres que advogam no país já é de 43%  

>> Jacqueline e Sandra conquistaram 1º ouro olímpico do Brasil

>> Graça Foster, a primeira mulher presidente da Petrobras

Logo que o então presidente Getúlio Vargas subiu ao poder, com o golpe de 1930, a primeira-dama trabalhou no Abrigo Cristo Redentor até 1940. Em 1938, ela criou a Fundação Darcy Vargas. O principal projeto desta entidade sobrevive até hoje no bairro da Saúde (na Zona Portuária do Rio) e atende cerca de 300 adolescentes e crianças carentes: a Casa do Pequeno Jornaleiro. 

Lá as crianças estudantes da rede pública de ensino carioca participam de um programa educacional de frequência diária obrigatória que complementa o horário escolar e auxilia na formação profissional. 

Legião Brasileira de Assistência 

Depois que o Brasil entrou, de fato, na Segunda Guerra Mundial, em 1942, a primeira-dama criou a Legião Brasileira de Assistência (LBA). A principal função da entidade era ajudar familiares de soldados brasileiros enviados à Segunda Guerra Mundial.

É grande o número de entidades que levam o nome de Darcy no país. Em São Paulo, fixaram-se o Centro de Estudos Darcy Vargas e o Hospital Infantil Darcy Vargas, que está vinculado à Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo e atende especialidades pediátricas. Em Santa Catarina, a Maternidade Darcy Vargas tem em seu nome e trabalho outra justa homenagem à Darcy.