ASSINE
search button

Cabral: PM só agiu depois que agressões se tornaram insustentáveis

Contudo, vizinhos afirmam que atuação da polícia foi irresponsável e desordenada

Compartilhar

O governador Sérgio Cabral divulgou nota oficial sobre a manifestação ocorrida na noite desta quinta-feira (4) em frente ao prédio onde mora, na Rua Aristides Espínola, no Leblon, Zona Sul da cidade. Cabral lamenta os tumultos provocados por alguns manifestantes que, segundo ele, "jogaram pedras com interesse de conflito". Contudo, vizinhos do governador reclamaram da atuação dos policiais contra os manifestantes, afirmando que ela foi "irresponsável e desordenada". 

"Foi um horror. Os policiais usam esse gás lacrimogêneo em qualquer situação", afirmou o engenheiro Pedro Luiz, que mora a duas quadras do prédio de Cabral.

A declaração do vizinho vai de encontro com o texto da nota oficial do governo, que diz: "A PM esteve presente e se comportou de forma pacífica para garantir a manifestação e, somente agiu, depois que as agressões se tornaram insustentáveis, sob risco de depredação de portarias, prédios, automóveis, e risco de pedradas em pessoas, por parte daqueles que estavam dentro da manifestação com esse intuito."

>> Cabral enfrenta novo protesto em frente ao prédio onde mora

>> Tá nas redes: manifestantes pedem 10 mil na casa de Cabral

>> Reunião "mandrake" de Cabral revolta manifestantes que estão no Leblon

>> Jovem que teve reunião 'mandrake' com Cabral é acusado de roubo

>> Polícia retira de madrugada acampamento em frente à casa de Cabral

>> Não há bem que sempre dure nem mal que nunca acaba

O vizinho Pedro Luiz reclamou do uso da força pelos policiais. "Não existe critério para o uso dessa substância que é extremamente perigosa. Isso sem contar a total falta de organização da operação, sem nenhuma estratégia", disse o morador.

O analista de sistema Juan Perez disse que estava na varanda do seu apartamento quando um cheiro forte de gás rapidamente invadiu sua residência. "Minha esposa começou a passar muito mal. O odor é muito desagradável. Esse tipo de coisa deveria ser proibida. Eu não vi quem começou a bagunça, mas esse tipo de conduta dos policiais prejudica moradores e pedestres."

De acordo com a nota do governo, a polícia só agiu depois de ter sido atacada pelos manifestantes. "Por volta das 23h40, a tropa da PM foi atacada a pedradas pelo grupo que usava máscaras e tentou romper o cordão de isolamento. Após serem atacados, os policiais usaram spray de pimenta e bombas de efeito moral pra dispersar o grupo. Três promotores de Justiça Estadual acompanharam e consideraram legítima a ação da PM", diz a nota.

A Polícia Militar informou nesta sexta-feira que três PMs ficaram feridos e seis pessoas foram presas durante a manifestação. Segundo nota oficial da PM, cerca de 200 agentes dos batalhões da capital fizeram a segurança da manifestação, isolando a área, e permaneceram parados em linha durante toda o protesto.

Ainda de acordo com a PM, em nenhum momento houve qualquer tentativa de impedir o direito de se manifestar, mesmo diante de provocações e ofensas. O policiamento em torno do prédio onde mora Sérgio Cabral foi reforçado hoje (5).

Com Agência Brasil