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Retaliação brasileira com barreiras de importação pode parar produção argentina

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No último sábado o jornal argentino La Nacion ouviu os diretores das duas maiores exportadoras de batata da Argentina que comentaram a recente dificuldade em exportar seus produtos ao Brasil. A retaliação brasileira diante das barreiras às importações organizadas pelo secretario de Comércio Interior argentino, Guillermo Moreno, devem causar prejuizos em diversas áreas da indústria da Argentina, que tem o Brasil como principal destino de seus produtos. Esta semana, vários caminhões carregados de batata congelada foram barrados na fronteira.

Acontece que as batatas congeladas caíram na lista de produtos que o Brasil começou a aplicar a chamada permissão não automatica.Este é um golpe fatal para a indústria local argentina, já que este mercado é alimentado quase exclusivamente com batatas locais e leva 60% da produção,concentrada nas empresas Farm Frites e Mc Cain. 

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 O diretor da Farm Frites, Fabio Calcaterra, disse ao jornal La Nación que, se esta situação persistir por mais uma semana, deve começar a suspender a produção. "Hoje temos todos os caminhões parado na fronteira e, se não houver solução imediata eu vou ter que parar a produção", disse o executivo. 

 Além disso, Calcaterra  afirmou que outra possibilidade, a longo prazo, é mudar a plantação para o Brasil. “Escolhemos  a Argentina para ter nossos investimentos, mas nos vemos obrigados a ter que deixar, já que nosso maior cliente está lá”, explicou. 

 Farm Frites exporta para o Brasil 60% de sua produção, o que representa uma faturação de US$ 35 milhões anuais. O número representa 30% das exportações argentinas de batatas congeladas para o gigante do Mercosul. McCain, que sofre o mesmo problema, vende o resto. "O abastecimento total do McDonalds e Burger King no Brasil depende de batatas argentinas",  falou Calcaterra. 

 “Inclusive estamos com um plano de expansão importante, em vista do crecimento que tem o mercado brasileiro”, disse o CEO da Farm Frites. “Na duvida, estamos com um plano de contingência para começar a enviar o produto para à Europa”, concluiu.

 Os clientes brasileiros armaram toda a estratégia com base em um fornecimento da Argentina e, a partir daí, as marcas produtoras investiram no país. “Também estamos em um importante plano de expansão em vista do crecimento que está tendo o mercado brasileiro”, disse o CEO da Farm Frites. “Na duvida, temos um plano de contingência para começar a enviar o produto para a Europa”, contou.