ASSINE
search button

Brasil embarga ingresso de queijos argentinos

Compartilhar

Na última sexta-feira, o ingresso dos queijos argentinos no Brasil foi praticamente paralisado, com a decisão do país de cancelar as licenças não automáticas que haviam sido aprovadas na semana anterior.

A decisão afeta cerca de 300 toneladas de queijo mussarela, avaliadas em U$1,2 milhão. A mercadoria pertencia a pequenas e médias empresas e estava pronta para ser exportada. Segundo fontes empresariais, a medida é uma resposta direta à restrição argentina à entrada de carne bovina oriunda do Brasil.

Miguel Paulón, presidente do Centro da Indústria Leiteira (CIL, na sigla em espanhol), interpretou o bloqueio como uma forma dos produtores brasileiros pressionarem o governo, já que agora, além de serem autorizadas pela secretaria de Comércio, as licenças também serão analisadas pelo Ministério da Agricultura do Brasil.

 “Estou interpretando que foi uma pressão feita pelos produtores para que não entrem mais queijos argentinos no Brasil”, disse Paulón ao La Nación.

Vale lembrar que a indústria local tem um acordo privado com o Brasil para que 3600 toneladas de leite em pó entrem todos os meses no mercado brasileiro. Entretanto, não há acordo em relação aos queijos. Por diversas vezes, o Brasil interrompeu a entrada de leite em pó da Argentina, mas esta é a primeira vez que o embargo acontece aos queijos tipo mussarela.

* Com informações do La Nación