JB VARIEDADES
Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Mundo
  • Brasil
  • Rio
  • Informe JB
  • Opinião
  • Política
  • Esportes
  • Saúde
  • Ciência
  • Caderno B
  • Colunistas
  • Fotos e Videos
  • Leilões e Editais
  • Mundo
  • Brasil
  • Rio
  • Informe JB
  • Opinião
  • Política
  • Esportes
  • Saúde
  • Ciência
  • Caderno B
  • Colunistas
  • Fotos e Videos
  • Leilões e Editais
Sem resultados
Ver todos os resultados
JB Variedades
Sem resultados
Ver todos os resultados

Maior fazenda do Brasil ocupa território maior que muitas cidades

Por Júlio Nesi
11/05/2026
Maior fazenda do Brasil ocupa território maior que muitas cidades

Vista aérea da fazenda. Foto: Divulgação / Banco de Imagens Nova Piratininga

Uma propriedade rural na divisa entre Goiás e Tocantins chama a atenção de especialistas devido às suas proporções. A Fazenda Nova Piratininga, apontada pelo setor como a maior fazenda de ciclo completo do Brasil, se estende por cerca de 200 mil hectares, o equivalente a 2 mil quilômetros quadrados.

Para ter uma ideia do tamanho: a capital de São Paulo é considerada a maior cidade das Américas, ocupando um total de 1.521 km². Ou seja, a fazenda não é apenas maior que uma cidade, é maior que um dos maiores municípios do continente.

Localizada às margens dos rios Araguaia, Javés e Verde, entre os municípios de São Miguel do Araguaia e Araguaçu, a propriedade foi adquirida em 2010 e consolidou ao longo dos anos uma operação que vai além da criação de gado. Hoje, integra a chamada “pecuária de ciclo completo”, agricultura em larga escala e uma estrutura que se assemelha à de uma pequena cidade.

120 mil cabeças e tecnologia de ponta

O rebanho da Nova Piratininga soma cerca de 120 mil bovinos, sendo aproximadamente 60 mil matrizes em idade reprodutiva. Para gerenciar esse volume, a fazenda divide a operação em cinco setores com funções específicas: dois voltados à cria, um para recria de futuras matrizes, um para recria de gado comercial e o confinamento para terminação.

A reprodução é um dos pontos fortes da operação. A propriedade tem um dos maiores programas de inseminação artificial em tempo fixo (IATF) do país, com dezenas de milhares de protocolos por estação. O método combina genética de Nelore e Angus para ganhar precocidade e qualidade de carcaça, e os índices de prenhez seguem acima da média nacional. Em 2024, levantamentos setoriais apontaram taxas médias acima de 50% com IATF, patamar já considerado bom por institutos de pesquisa.

Autossuficiente no campo

Além da pecuária, a fazenda investe em agricultura de precisão para sustentar o próprio rebanho. A área plantada de soja, que era de 3 mil hectares na safra 2019/2020, mais que dobrou no ciclo seguinte. No milho, o objetivo é a autossuficiência: produção própria de grãos, silagem e feno garante forragem suficiente para atravessar os períodos de seca sem queda de desempenho.

Essa organização permite sincronizar colheita, estocagem e distribuição interna, reduzindo a dependência de compra no mercado externo. Em períodos críticos, a combinação de dieta planejada e logística própria mantém os 120 mil animais abastecidos com previsibilidade.

Uma fazenda-cidade ou cidade-fazenda?

A infraestrutura da Nova Piratininga também impressiona por si mesma. A propriedade conta com quase 1 mil quilômetros de estradas internas que conectam retiros, currais, pastagens e lavouras. Uma pista de pouso agiliza deslocamentos técnicos e executivos. Os reservatórios de água somam capacidade declarada de 10,6 bilhões de litros, garantindo irrigação e segurança hídrica mesmo nos anos mais secos.

Dentro da fazenda vive uma comunidade de mais de 600 pessoas, com escola, oficinas e serviços de saúde para atender funcionários e famílias. Alguns especialistas afirmam que o modelo lembra uma vila rural autossuficiente, encravada dentro de uma operação agropecuária de escala industrial.

Dúvidas, críticas ou sugestões? Fale com o nosso time editorial.
LogoCaro leitor,

O acesso ao conteúdo será liberado imediatamente após o anúncio.

Júlio Nesi

Júlio Nesi

Jornalista alagoano formado pela UFAL, já atuei em produção de conteúdo digital para portais, rádio e redes sociais.

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sem resultados
Ver todos os resultados

Recomendado para Você

Enquanto não sabe se vai para Copa do Mundo, Neymar constrói império de R$ 6,2 bilhões

Enquanto não sabe se vai para Copa do Mundo, Neymar constrói império de R$ 6,2 bilhões

13/05/2026
Artista sertanejo

Cantor famoso tem mansão com o próprio nome e ainda nem completou 30 anos

13/05/2026
Qual a premiação para se classificar às oitavas de final da Copa do Brasil?

Qual a premiação para se classificar às oitavas de final da Copa do Brasil?

13/05/2026
De La Cruz acerta para jogar nos Estados Unidos e Flamengo vai receber bolada

De La Cruz acerta para jogar nos Estados Unidos e Flamengo vai receber bolada

13/05/2026
Veio da Havan cria polêmica ao falar sobre fim das taxas das blusinhas

Veio da Havan cria polêmica ao falar sobre fim das taxas das blusinhas

13/05/2026
  • Contato
  • Política de Privacidade

MODELO_AUDIENCELABS

Bem-vindo de volta!

Faça login abaixo

Esqueceu a senha?

Recupere sua senha

Insira seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Log In

Adicionar nova Playlist

Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Contato
  • Política de Privacidade

MODELO_AUDIENCELABS