ASSINE
search button

Carteira de Trabalho: Segue a dificuldade para obter o documento

Compartilhar

Uma semana após a publicação no Jornal do Brasil de uma matéria sobre a dificuldade na emissão de carteiras de Trabalho no Rio de Janeiro, a situação parece que não se alterou em nada. Ter o registro profissional é imprescindível para realizar o exercício da profissão escolhida, mas atualmente isso está se tornando no principal problema dos jovens que estão ingressando no mercado de trabalho.

Para aperfeiçoar o serviço de registro profissional, o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), desenvolveu uma nova versão do registro. Agora, a Carteira de Trabalho é totalmente informatizada.

No entanto, a mudança está gerando um verdadeiro caos na emissão das carteiras, como foi noticiado pelo JB. Com a mudança do sistema, a maneira para requerer o documento também mudou. Agora, o trabalhador precisa inicialmente fazer um registro na internet, no site do MTE. Ao todo, o interessado precisa seguir seis passos: 1-preenchimento dos dados pessoais; 2- seleção da categoria profissional e dos documentos de capacitação; 3- resumo para conferência dos dados informados; 4- transmissão da solicitação; 5- impressão da solicitação; 6- protocolo do documento na Secretaria Regional de Trabalho e Emprego. O problema maior é que o link para fazer o registro no site do Ministério não está funcionando.

O Ministério de Trabalho e Emprego alega que a modernização do sistema foi a responsável por esse problema, mas, assim como na última semana, garantiu que a situação já está regularizada.

“Como dissemos na última semana, nós já realizamos a distribuição das novas carteiras, e todos os postos já estão aptos a fazer os registros. Sobre a reclamação de alguns postos de emissão não estarem recebendo as novas unidades, meu conselho é que eles confiram a validade do contrato dessas empresas com o MTE, pois a mesma deve estar vencida. Reforço, a situação já está normalizada”, informou o Ministério.

Nesta semana, 40 novas vagas de emprego foram abertas em uma empresa e seriam destinada a jovens moradores da Rocinha, Zona Sul do Rio. Porém, retirar a Carteira de Trabalho para dar entrada nos documentos de admissão está sendo o grande problema destes jovens.

No Poupatempo de Ipanema, a informação é de que o sistema está fora do ar por tempo indeterminado. Um dos jovens que estão concorrendo a uma das vagas ofertadas para os moradores da Rocinha publicou em seu perfil de uma rede social que estava no posto do Poupatempo na estação da Central do Brasil e que o sistema também estava fora do ar.

O JB entrou novamente em contato com o Sine (Site Nacional de Empregos), e a resposta foi igual à da última semana. Eles alegam que não possuem o documento para poder emitir a Carteira de Trabalho.

“Estamos até hoje esperando o Ministério mandar o lote com as novas unidades da Carteira. O que nos foi avisado há um certo tempo, é que está havendo uma mudança no sistema da carteira que vai passar a ser digital, e por isso as carteiras manuais pararam de ser entregues nos postos. Estamos sem receber lotes de carteiras desde novembro. Isso são dois meses sem produzir sequer um novo registro de trabalho” informou o Sine.

No último dia 22, a secretaria de Trabalho, Desenvolvimento Econômico e Comunicação de Mesquita, na Baixada Fluminense, divulgou a informação de que voltou a realizar a emissão de carteiras de trabalho, paralisada em dezembro de 2014. Em nota, a secretaria informou que a paralisação foi devida à modernização do sistema.

Saiba Mais

>> Modernização no sistema gera transtornos para a emissão da Carteira de Trabalho

>> Como trabalhar? Rio de Janeiro sem carteira de trabalho

“O motivo da suspensão foi à implantação do sistema CTPS Web 3.0, desenvolvido pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). A tecnologia permite aos parceiros emissores da Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS), a utilização da mesma base de dados do MTE, proporcionando maior rapidez na entrega do documento ao trabalhador”.

Porém a situação não demonstra estar tão regularizada como alega o Ministério. Em alguns pontos de emissão, a espera para obter o registro pode durar até 60 dias.

*Do Programa de Estágio do JB