ASSINE
search button

Como trabalhar? Rio de Janeiro sem carteira de trabalho

Compartilhar

Não se pode mais tirar carteira de trabalho no Rio de Janeiro. Os chamados “poupa tempos” nada poupam, muito pelo contrário, as pessoas precisam chegar 5 horas da manhã para enfrenta uma longa fila para o atendimento que se inicia às 8h. No entanto a mensagem é de que o sistema está fora do ar. Tirar uma carteira de trabalho tem sido tarefa árdua nas ultimas semanas.

Com a maravilhosa noticia de que tínhamos 40 vagas em uma empresa para os nossos jovens da Rocinha atuarem como aprendizes, encaminhamos os mesmos para providenciar a documentação. Porém, a carteira de trabalho está sendo o grande sacrifício e já não sabemos se vamos atender ao prazo da empresa.

“...acabamos de sair do poupa tempo de Ipanema, e fomos informadas que o sistema da carteira de trabalho e está fora do ar por tempo indeterminado. Se alguém encontrar outra forma de fazer a carteira, por favor nos avise”, reclamaram duas jovens

“Eu estou no poupa tempo da Central e está sem sistema também!”, desabafou outro jovem na rede social.

Como se pode dificultar a emissão de um documento de tamanha importância? É o documento do trabalhador. Imagine um jovem, morador de favela, acordando de madrugada na busca de uma vida digna e se deparando com as barreiras para emitir um documento. É a negação do acesso à cidadania.

O agendamento do site não funciona, poupa tempo não funciona. O que digo a esses jovens que querem trabalhar? Exigimos uma solução para esse descaso, bem como a retomada dos postos de emissão da comunidade. Não se pode atrapalhar nem impedir o sucesso de um jovem que deseja iniciar sua carreira profissional com a lei do menor aprendiz.