ASSINE
search button

Tiroteios assustam moradores de comunidades do Rio de Janeiro

Complexo da Maré e Rocinha registraram confrontos nesta segunda-feira (3)

Compartilhar

Na manhã desta segunda-feira (3), um tiroteio assustou os moradores da Vila do João e da Nova Holanda, no Complexo da Maré, na Zona Norte do Rio de Janeiro. Nas redes sociais, no Facebook e Twitter, alguns moradores alertavam para o perigo na região. Relatos afirmam que alguns motoristas chegaram a parar os carros na Linha Vermelha, temendo o tiroteio. 

Segundo informações da Força de Pacificação, o confronto teria sido iniciado por volta das 8h50, após homens terem atirado contra uma equipe que fazia o patrulhamento na Vila do João. Houve o confronto e os dois foram atingidos, entre eles um menor que acabou morrendo. O menor chegou a ser levado à Unidade de Pronto Atendimento, mas não resistiu aos ferimentos.

>> Tiroteio na Maré pára Linhas Amarela e Vermelha

>> Tiroteio envolvendo Exército no Complexo da Maré deixa homem ferido

Segundo a CET-Rio, não houve interrupção na circulação durante a manhã desta segunda-feira. O trânsito apresentou retenções comuns para o horário e para o dia da semana.

Informações de imagens e vídeos que circulam pelas redes sociais mostram estudantes acuados nas salas de aulas das escolas da Maré, durante o tiroteio. No entanto, segundo informações das secretarias estadual e municipal de Educação, nenhuma escola foi fechada. Segundo as assessorias, não havia nenhuma informação sobre a interrupção das aulas durante a tarde desta segunda-feira e as aulas transcorriam normalmente.

Moradores do Complexo da Maré, ocupado desde abril deste ano pelas Forças de Pacificação do Exército, têm enfrentado diversos tiroteios entre facções rivais. O objetivo da ocupação é preparar o terreno para a instalação de uma Unidade da Polícia Pacificadora na região.

Tiroteios atingem comunidades pacificadas

Em outra comunidade da zona norte do Rio de Janeiro, o Complexo da Penha, a situação está complicada. No domingo (2), policiais militares foram atacados  por criminosos na comunidade do Parque Proletário. Os policiais não conseguiram localizar os criminosos, mas o policiamento foi reforçado na região, ninguém ficou ferido.

Na manhã de hoje, oito linhas de ônibus deixaram de circular nas proximidades da Vila Cruzeiro e Parque Proletário, devido à insegurança. De acordo com o consórcio Internorte, que opera as linhas, os coletivos estão fazendo um desvio por avenidas mais distantes da comunidade. O consórcio informou que os ônibus retomarão seus trajetos normais assim que não houver mais risco para usuários e funcionários.

Devido aos riscos de confrontos na região, duas escolas municipais, um espaço de desenvolvimento infantil e três creches ficaram sem atendimento na manhã de hoje. Cerca de 1.600 alunos estão sendo afetados.

>> Tiroteio volta a assustar moradores da Rocinha

No inicio da tarde de hoje, moradores da Rocinha também usaram as redes sociais para informar sobre intenso tiroteio. Vídeos, imagens e depoimentos mostraram a preocupação dos moradores com os constantes tiroteios na comunidade pacificada há dois anos.