ASSINE
search button

Interdição da Perimetral é adiada em uma semana

Abertura da nova Via Binário será realizada no domingo, mas sob regime de testes

Compartilhar

O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, anunciou na tarde desta quinta-feira (17/10) que a interdição da Perimetral e a abertura da nova Via Binário, que seriam realizadas no próximo sábado, foram adiadas. Haverá um fechamento do viaduto para testes neste domingo (20/10), das 8h às 17h - ação que será realizada ao longo da próxima semana, com interdição definitiva prevista para o dia 27. A Via Binário será aberta neste domingo, sob regime de testes. 

De acordo com a Companhia de Desenvolvimento Urbano do Porto (Cdurp), a interdição da Perimetral no outro domingo vai depender do resultado dos testes ao longo da semana, e também do resultado da abertura da Via Binário. As demais medidas programadas para ocorrer a partir deste fim de semana estão mantidas.

O Ministério Público do Rio de Janeiro (MPRJ) havia pedido hoje à Prefeitura e à Cdurp que a demolição da Perimetral fosse suspensa até que o governo cumprisse determinadas obrigações.

>> MPRJ notifica município do Rio e CDURP para preservar a Perimetral

O Prefeito de Niterói, Rodrigo Neves (PT), também havia solicitado à Prefeitura do Rio o adiamento da interdição para o outro final de semana, quando a nova estação Arariboia, das Barcas, será inaugurada.  

Confira as medidas programadas:

Sábado (19/10)

- Testes de implantação dos novos itinerários de ônibus, provenientes dos municípios da Baixada Fluminense, Niterói e São Gonçalo

- Abertura do terminal de ônibus no  Instituto de Traumatologia e Ortopedia (Into)

Domingo (20/10)

- Alterações viárias na Francisco Bicalho

A nova Via D1, que vinha operando no sentido Rua Santo Cristo - Avenida Francisco Bicalho, agora vai operar no sentido Avenida Francisco Bicalho – Rua Santo Cristo. Com a mudança de sentido da Via D1, motoristas voltam a ter acesso direto à pista lateral da Avenida Francisco Bicalho pela Avenida General Luiz Mendes de Morais. A liberação ao tráfego da alça de contorno da Praça Dinah de Queiroz permitirá o acesso à Linha Vermelha a partir da pista lateral da Avenida Francisco Bicalho.

Segunda-feira (21/10)

- Integração Metrô – Ônibus no Estácio

Haverá mudança de itinerário de algumas linhas que vêm de Niterói e São Gonçalo, que passarão a utilizar o novo BRS Estácio - Carioca com a possibilidade de integração na Estação Estácio do Metrô, que atualmente tem capacidade ociosa de 8.000 passageiros por hora pico.

- Implantação BRS Estácio – Carioca

Redistribuição operacional de 15% da frota das linhas intermunicipais que vêm de Niterói e São Gonçalo para o BRS Estácio - Carioca, promovendo a integração com o Metrô, na Estação Estácio.

- Retorno de 20% dos ônibus paradores no Into

Parte dos ônibus paradores (linhas intermunicipais da Baixada Fluminense e linhas municipais da Zona Oeste) que hoje vem da Avenida Brasil e entra no Centro da cidade via Francisco Bicalho, Rodrigues Alves e Presidente Vargas passará a fazer o retorno em frente ao Instituto de Traumatologia e Ortopedia (Into). A solução foi adotada a partir da constatação de que grande parte dos usuários costuma descer antes deste ponto. Passageiros poderão identificar os ônibus que farão o retorno antecipado por meio de adesivos. Com isso, pelo menos 20% da frota deixará de entrar no Centro.

- Ônibus municipais e intermunicipais – retorno antecipado

Parte dos ônibus que hoje vem da Avenida Brasil e entra no centro da cidade via Francisco Bicalho, Rodrigues Alves e Presidente Vargas passará a fazer o retorno em frente ao Instituto de Traumatologia e Ortopedia (Into). A medida reduzirá também o impacto da entrada desses ônibus na Rua América, acesso ao Túnel Santa Bárbara, após a implantação do Binário II. A solução foi adotada a partir da constatação de que grande parte dos usuários costuma descer antes deste ponto. Passageiros poderão identificar os ônibus que farão o retorno antecipado por meio de placas. Com isso, pelo menos 18% da frota deixam de entrar no Centro.

- Retorno antecipado de linhas de ônibus de Niterói e São Gonçalo

Algumas viagens das linhas que vêm de Niterói e São Gonçalo com destino ao Castelo, Passeio e Praça XV - que circulam na Avenida Francisco Bicalho e na Avenida Presidente Vargas - passarão a fazer o retorno antecipado na Praça da República. Outras linhas que circulam na Avenida Rodrigues Alves deverão retornar na altura da rodoviária, na Rua General Luiz Mendes de Morais.

- Aumento de oferta nas Barcas Rio-Niterói de 11.800 para 13.800 lugares/hora pico

A CCR Barcas implementará aumento da oferta de 2.000 lugares/hora nos períodos de pico (das 6h às 9h e das 17h às 20h) com a operação de mais uma embarcação. A medida representa um aumento no transporte de 11.800 para 13.800 passageiros por hora. Em uma segunda etapa, prevista para 28 de outubro, a Cdurp e a Concessionária Porto Novo vão disponibilizar uma nova barca que permitirá novo aumento de 2.000 passageiros, permitindo 10 viagens por hora, aumentando a capacidade do sistema para 15.800 passageiros transportados.

De acordo com a CCR Barcas, a medida visa atrair 1.020 passageiros que usariam carro e 5.780 que usariam ônibus no horário das 6h às 10h, reduzindo o fluxo na Ponte Rio-Niterói.

- Ampliação da oferta no metrô

Metrô amplia horário de pico em 15 minutos em todas as linhas com oferta plena de composições.

- Integração trens e ônibus, com redução de intervalos de composições e ampliação de hora de pico