ASSINE
search button

Exames de DNA para identificar pedaços de corpos devem ficar prontos em 10 dias

Desabamento de três prédios no Centro do Rio  deixou 17 mortos e cinco desaparecidos

Compartilhar

Diante da dificuldade para localizar os corpos de cinco vítimas do desabamento de três prédios no Centro do Rio de Janeiro, exames de DNA foram realizados nesta segunda-feira (30) em familiares dos desaparecidos e nos seis pedaços encontrados em um aterro de Duque de Caxias - para onde foram levados os escombros.

De acordo com a defensora pública coordenadora do Núcleo de Direitos Humanos da Defensoria Pública do Rio, Leila Caixeiro Omari, o resultado do exame de DNA deve ficar pronto nos próximos dez dias. Há a possibilidade deste prazo ser prorrogado.

"Em função do exame ser realizado em pedaços de cadáveres, há uma dificuldade maior de se obter um resultado rápido. Mas a nossa expectativa inicial é de dez dias", explicou.

>> Crea-RJ: Prefeitura não pode mais ser omissa. Tem que fiscalizar os prédios

Ainda de acordo com Leila, caso alguns corpos não sejam localizados, a Defensoria vai pedir que a Justiça emita certidões declaratórias de óbito presumido (um documento equivalente à certidão de óbito). O documento possibilita a família das vítimas a receberem indenizações de seguros de vida.

Depois que a Polícia Civil fechar o inquérito e apontar os responsáveis pela tragédia, será a vez da Defensoria Pública ingressar com uma ação cível pedindo indenizações para os parentes das vítimas. O inquérito pode ser concluído nos próximos 30 dias ou prorrogado por outros 30. Cabe ao delegado da 5ª DP (Centro) definir qual será o período das investigações. 

""Depois do fechamento do inquérito policial o Ministério Público vai ingressar com uma ação criminal contra os responsáveis. Neste momento, a Defensoria vai levantar informações sobre o seguro obrigatório dos prédios. Depois o próximo passo será checar para quem serão cobradas as demais indenizações. Tudo depende da inquérito", indicou a defensora, que participou de uma reunião com parentes de vítimas da tragédia nesta segunda-feira (30).

Maiores informações podem ser obtidas pelo telefone 129, a Central de Relacionamento com o Cidadão.