ASSINE
search button

Beltrame monta QG para acompanhar tomada da Rocinha

Compartilhar

O secretário de Segurança do Rio de Janeiro, José Mariano Beltrame, está de volta ao Estado, de onde vai comandar a operação de tomada da Rocinha e do Vidigal prevista para ocorrer ainda neste final de semana. De acordo com o governador Sérgio Cabral, Beltrame, que estava no exterior, toma providências para a operação na sede da Secretaria de Segurança. Cabral afirmou que o secretário vai coordenar as ações de um centro de operações montado no 23° Batalhão de Polícia Militar (Leblon).

"O secretario Mariano já chegou ao Brasil. Está neste momento reunido na Secretaria de Segurança, entrosado com a Polícia Federal, entrosado com fuzileiros navais. Nossa PM está muito motivada, nossa Polícia Civil está muito motivada", afirmou Cabral. O governador ficará de plantão no Palácio Guanabara, mas disse que o secretário tem o total comando da operação. "Como governador, acompanho, avalio e dou o meu ok. Havíamos avaliado a operação. Fiquei muito bem impressionado com todo o planejamento. Porque é preciso planejamento e tática", disse ele.

>> Suposto chefe de segurança de Nem é preso na Vila Vintém

Cabral ressaltou os investimentos feitos em áreas deflagradas, como o Complexo do Alemão, mas disse que o domínio dos traficantes sempre foi empecilho para a atuação do governo. "Incomodava muito, a cada inauguração, verificar a presença do poder paralelo", afirmou. Segundo ele, a operação para a tomada da Rocinha e do Vidigal, último reduto do tráfico na zona sul da cidade, tem sido preparada há muito tempo.

"Estamos numa semana histórica no Rio de Janeiro, vivendo um processo de recuperação de marco civilizatório de duas comunidades que se encontram numa das regiões mais belas do planeta e que nos últimos 40 anos foram dominadas pelo poder paralelo e cresceram sem o olhar do poder público", afirmou.