ASSINE
search button

'Deutsche Welle': Lula quer ser presidente do Brasil novamente

Jornal alemão destaca trajetória do ex-presidente e seu depoimento a Moro

Compartilhar

Matéria publicada nesta quinta-feira (11) pelo Deutsche Welle conta que após oito anos fora do poder, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi incisivo em dizer que quer voltar á presidência do Brasil.

Segundo a reportagem, diante do juiz federal, ex-presidente diz estar sendo perseguido e pede que acusação apresente provas. Após interrogatório, Lula afirma estar se preparando para ser candidato à presidência em 2018.

O diário alemão afirma que durante a oitiva, o ex-presidente respondeu a perguntas de Moro, da assistência de acusação, de procuradores do Ministério Público Federal e fez as alegações finais.

Welle informa que o ex-presidente negou ser o dono dos imóveis e afirmou estar sendo julgado pelo que fez no governo. Lula pediu ainda que a acusação apresente documentos que provem que ele é dono dos imóveis. 

"Estou me preparando para ser candidato"

Noticiário acrescenta que ao terminar o depoimento, o ex-presidente seguiu para uma praça no centro da capital paranaense, onde participou de um ato ao lado de Dilma, organizador por seus apoiadores. Dilma defendeu a candidatura de Lula para 2018.

Em discurso, Lula disse ser inocente e estar em busca da verdade. "Se um dia eu mentir para vocês, prefiro que um ônibus me atropele em qualquer rua deste país", afirmou ao público, que respondeu aos gritos de "Lula, eu te amo".

"Se fosse culpado não seria digno do carinho que vocês têm por mim", acrescentou. O ex-presidente disse ainda que está se preparando para ser candidato à presidência em 2018.

Durante todo o dia, manifestantes contra e a favor de Lula realizaram atos em pontos diferentes de Curitiba. De acordo com o governo estadual, cerca de 6 mil pessoas que apoiam o ex-presidente foram para a cidade para acompanhar o interrogatório.  Ao todo, foram 128 ônibus vindos de vários estados do país.

Grupos contrários também foram para a cidade, mas a Polícia Militar informou que não recebeu notificações de ônibus fretados.

"Peço que tenham respeito comigo, se cometi um crime, provem que cometi e serei punido", destacou.

"Eu estou me preparando para ser candidato", disse Luiz Inácio Lula da Silva na frente de milhares de partidários em Curitiba, sul do Brasil. 

"Quero mostrar que a elite não é capaz de trazer este país de volta a ordem. Um trabalhador pode." 

> > Deutsche Welle 

> > 'Le Monde': Depoimento de Lula vira show midiático

> > 'Página 12': Moro parecia inseguro frente a um Lula forte e incisivo

> > Mídia internacional repercute depoimento de Lula