ASSINE
search button

Deputados articulam na madrugada anistia a caixa 2

Presidente da Câmara não descarta votação do pacote ainda nesta quinta

Compartilhar

O presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), reuniu líderes e deputados de diversos partidos na madrugada desta quinta-feira (24), em seu gabinete, para articular a votação, no plenário da Casa, do pacote de medidas de combate à corrupção. Os deputados traçaram uma forma de aprovar um novo texto de medidas anticorrupção, com direito a anistia para quem cometeu crime de caixa dois e punição mais severa para magistrados e integrantes do Ministério Público.

De acordo com o deputado Vicente Cândido (PT-SP), o acordo entre os partidos não contou com o aval de Psol e Rede. A estratégia, de acordo com ele, é rejeitar o texto do deputado Onyx Lorenzoni (DEM-RS), aprovado por unanimidade na comissão especial, e apresentar o substitutivo negociado durante a madrugada. 

>> Rodrigo Maia espera votar medidas contra a corrupção até terça-feira

>> Renan diz que há uma forçação na expressão 'anistia de caixa dois'

Rodrigo Maia disse à imprensa que não descarta votar o pacote anticorrupção ainda nesta quinta-feira no plenário principal da Câmara. "Tudo é possível." 

Questionado sobre a intenção de perdoar o caixa dois, o presidente da Câmara disse: "Nunca teve emenda de anistia, porque não tem anistia porque não tem crime. Nós estamos tratando de caixa dois. Caixa dois não tem tipificação. Se não tem tipificação, não tem anistia. O que está se colocando desde o início é a tipificação do crime. O que nós queremos é resolver a tipificação do crime, fazer um texto que resolva a tipificação do crime. Você não pode anistiar o que não é crime".