ASSINE
search button

Prisão de Mantega em hospital é 'desumanidade', diz Rui Falcão

Compartilhar

O presidente do PT, Rui Falcão, classificou nesta quinta-feira (22) a prisão do ex-ministro da Fazenda Guido Mantega como "desumana". "Foi uma desumanidade inaceitável. A operação não deveria chamar Arquivo X, mas sim Operação Boca de Urna", disse, numa referência à proximidade das eleições municipais. Mantega foi preso temporariamente no âmbito da Operação Lava Jato, suspeito de ter pedido R$ 5 milhões ao empresário Eike Batista para ser repassado ao PT. Mantega foi preso quando estava dentro do Hospital Albert Eisnetin, em São Paulo, onde iria acompanhar a cirurgia de sua mulher, que está doente. Mais tarde, o juiz Sérgio Moro acabou revogando a prisão de Mantega.

>> Sérgio Moro revoga prisão temporária de Guido Mantega

À Folha de S. Paulo, Falcão se disse "revoltado" com as circunstâncias em que Mantega foi preso e afirmou que o "estilo de arbitrariedade e violação de direito" da força-tarefa da Lava Jato é "insuportável". 

>> Lava Jato prende ex-ministro Guido Mantega em 34ª fase

>> Lava Jato: Polícia Federal cumpre mandados na sede da OSX, no Rio

"Não é possível que as pessoas suportem esse tipo de violência. Ele é ex-ministro, tem endereço fixo, já foi feita uma busca e apreensão na casa dele e ele não fugiu", afirmou Falcão. "Apurem o que quiserem, mas isso não é aceitável. A maneira como é feita [a prisão] é midiática, faz parte do espetáculo", acrescentou.

Durante a entrevista coletiva na manhã desta quinta-feira (22), o procurador Carlos Fernando dos Santos Lima afirmou que Mantega não foi preso dentro do centro cirúrgico, e sim na antessala. "Ele atendeu o telefone duas vezes", disse, como prova de que o ex-ministro não estaria no centro cirúrgico. Carlos Fernando afirmou que não havia como prever que Mantega estaria no hospital, e que por isso mesmo os agentes da PF foram primeiro à sua casa. "Coincidências como essas são tristes, mas não há como não cumprir uma ordem judicial", disse o procurador.