ASSINE
search button

'NYT': Lula é acusado de corrupção

Reportagem lembra que se ele for culpado, não poderá concorrer a presidência em 2018

Compartilhar

Matéria publicada nesta quarta-feira (21) pelo jornal norte-americano The New York Times conta que o juiz Sergio Moro aceitou formalmente a denúncia do Ministério Público Federal contra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, sua esposa Marisa Letícia, o presidente do Instituto Lula, Paulo Okamotto, além do ex-presidente da OAS Léo Pinheiro, Agenor Franklin Magalhães Medeiros, Fábio Hori Yonamine, Paulo Roberto Valente Gordilho e Roberto Moreira Ferreira. Todos serão julgados por crimes de corrupção ligados à Lava Jato.

The New York Times lembra que o ex-presidente é um dos principais concorrentes da eleição presidencial de 2018. No entanto, se ele for culpado, não poderá concorrer ao cargo.

> > The New York Times ‘Lula,’ Brazil’s Ex-President, Will Be Tried on Corruption Charges

A reportagem do jornal norte-americano afirma que para o juiz Moro, Lula se beneficiou por uma aliança com a OAS, que permitia que a empreiteira desviasse dinheiro vencido por licitações públicas. 

"Luiz Inácio Lula da Silva seria beneficiário direto das vantagens concedidas pelo Grupo OAS e, segundo a denúncia, teria conhecimento de sua origem no esquema criminoso que vitimou a Petrobras", relatou Sergio Moro.

Leia também

> > 'Le Monde': Juiz enfrenta controvérsia e frágil acusação contra Lula

> > 'The Intercept' chama de "medida obscena e corrupta" tentativa de anistia parlamentar ao caixa 2

> > 'The Guardian': Lula sofre processo judicial mais politico da história do Brasil