ASSINE
search button

'Le Monde': Juiz enfrenta controvérsia e frágil acusação contra Lula

Reportagem diz que até mesmo conservadores consideram acusações inconsistentes

Compartilhar

O jornal francês Le Monde publicou nesta quarta-feira (21) uma matéria sobre a decisão do juiz Sérgio Moro de processar o ex-presidente Lula por corrupção passiva e lavagem de dinheiro. 

A  reportagem conta que Lula se tornou réu pela segunda vez no escândalo da Petrobras, sendo acusado de ter recebido R$ 3,7 milhões em benefícios da construtora OAS, uma das principais envolvidas no escândalo do "Petrolão".

> > Le Monde L’ex-président brésilien Lula inculpé de corruption dans l’affaire Petrobras

Le Monde afirma que o juiz Sérgio Moro está disposto a enfrentar a controvérsia de uma acusação baseada em frágeis indícios, já tendo demonstrado capacidade de gerenciar a emoção de milhares de brasileiros que consideram o ex-presidente um ídolo.

O diário francês destaca que até mesmo jornalistas conservadores, como Reinaldo Azevedo, da revista Veja, e um colunista da Folha de S.Paulo consideraram as acusações do procurador Deltan Dallagnol inconsistentes.

Le Monde relata que na avaliação de pessoas próximas do ex-presidente, esse novo capítulo judiciário confirma que o líder mais carismático da esquerda brasileira é vítima de perseguição. 

O noticiário francês acrescenta que qualquer que seja o veredito, a imagem de Lula e a de todos os grandes partidos políticos no Brasil já está seriamente abalada.

Leia também

> > 'NYT': Lula é acusado de corrupção

> > 'The Intercept' chama de "medida obscena e corrupta" tentativa de anistia parlamentar ao caixa 2

> > 'The Guardian': Lula sofre processo judicial mais politico da história do Brasil