ASSINE
search button

'WSJ': Senado não comprova pedaladas de Dilma mas surgem novas acusações 

Presidente afirma que impeachment é tentativa de barrar a lava-jato

Compartilhar

Matéria publicada nesta terça-feira (28) pelo The Wall Street Journal, afirma que uma perícia divulgada ontem pelo corpo técnico do Senado afirmou que a presidente afastada Dilma Rousseff não é responsável pelas pedaladas fiscais, o principal motivo pela abertura de seu processo de impeachment. 

Por outro lado, segundo a reportagem do WSJ o documento diz que Dilma foi mandatária da edição de decretos de créditos suplementares.

De acordo com o Journal, ao saber do resultado da perícia, Dilma Rousseff concedeu uma entrevista e mais uma vez chamou seu processo de impeachment de golpe. 

> > The Wall Street Journal  Brazil’s Senate Budget Report Confirms Some Accusations Against Rousseff

“Hoje, por exemplo, ficou caracterizado, pela própria perícia feita pelo Senado da República, que os motivos pelos quais eles me acusam não caracterizam crime. No que se refere ao Plano Safra, a minha presença em nenhum ato foi constatada. Portanto, consideraram que eu não participei em nenhum momento do Plano Safra porque isso não é papel do presidente da República. Nós viemos dizendo isso há muito tempo, mas agora a própria perícia do Senado constatou isso”, afirmou a presidenta.

> > > 'Financial Times' publica carta de Serra em resposta ao artigo sobre Mercosul

“Então, cada dia que passa, fica mais claro que esse é um processo de impeachment sem base legal. E por isso, se caracterizaria como um golpe”, concluiu a presidenta afastada.

No relatório de 224 páginas, o grupo de três membros, composto por técnicos de orçamento do Senado orçamento, concluíram que a líder esquerdista assinou três decretos de orçamento deslocando cerca de 2,3 bilhões de reais (683 milhões de dólares), sem a aquisição de aprovação necessária do Congresso do Brasil. afirma o texto do Wall Street Journal.

> > > NYT: Transcrições expõem motivação e complô para derrubar presidente Dilma

> > > NYT compara Congresso do Brasil a circo

Os analistas também disse que a administração do presidente, em seguida, levou muito tempo para transferir fundos de reembolso de um banco estatal, um lapso que os opositores do Congresso dizem que violaram as regras fiscais do país e justifica o seu afastamento do cargo.

Leia também

> > > 'FT': Escândalo da Petrobras evidência necessidade de reforma política no Brasil

> > > "Impeachment é forma de encobrir o golpe" diz José Eduardo Cardozo ao 'Página 12'

> > > Washington Post: Gravações telefônicas pressionam aliados de Temer

> > > FT: Brasília é um poço fervilhante de políticos comprometidos

> > > 'Libération': Impeachment de Dilma foi para travar investigação da Petrobras