ASSINE
search button

Lula vota em São Bernardo e diz que PT precisa discursar para juventude

Dilma usou o Twitter para manifestar o orgulho que tem do PT

Compartilhar

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva votou em São Bernardo (SP), nas eleições internas do Partido dos Trabalhadores, e disse que o maior desafio do PT é voltar a dialogar com a juventude. "O desafio dos próximos dirigentes do PT é voltar a fazer um discurso mais para a juventude. É importante a gente consolidar o processo eleitoral do próximo ano", ressaltou.

Lula afirmou ainda que o processo eleitoral no PT mostra a força do partido e a vontade política de eleger o próximo governador de São Paulo, estado administrado pelo PSDB nos últimos 20 anos.

"A eleição do PT é para mostrar a força do PT e para garantir que o PT tenha uma direção consolidada e comprometida com o governo da presidente Dilma e com uma vontade política de eleger o próximo governador de São Paulo. Acho que São Paulo merece uma oportunidade de ter um governo do PT para a gente provar que São Paulo pode ser muito melhor", disse.

>> No Twitter, Dilma diz que não existe democracia sem partidos

Luiz Inácio Lula da Silva declarou ainda que o prefeito de São Paulo, Fernando Haddad (PT), está agindo corretamente na apuração das denúncias de corrupção envolvendo servidores municipais. "O Haddad está fazendo as coisas que um prefeito tem que fazer. Ele abriu uma investigação, essa investigação está acontecendo. É um processo de apuração. Este é um problema que cabe ao ministério público e à polícia”, disse Lula, após participar da votação que vai escolher o novo presidente do PT e renovará as direções nacional, estaduais e municipais do partido.

“Haddad vai ter que continuar administrando São Paulo e tenho certeza de que ele vai continuar fazendo uma grande administração, as pessoas podem cometer alguns equívocos, porque as pessoas acham que o Haddad fez alguma confusão em relação às manifestações de junho e julho, mas ele ainda tem 3 anos de mandato e eu conheço o Haddad”, completou o ex-presidente.

Lula estava acompanhado do ministro da Saúde, Alexandre Padilha, possível candidato a governador de São Paulo pelo PT, que comentou o processo eleitoral petista: "O PED traz duas mudanças fundamentais: em primeiro lugar tem esse sentimento bonito de todo mundo sair às ruas. É o dia do orgulho em ser petista, de poder opinar por meio do voto. As definições que tivemos no Congresso aumentam a participação de mulheres e jovens nas direções do PT e fazem com que o Partido dos Trabalhadores tenha permanente renovação. Além de trazer novas ideias, sem perder o velho coração petista".

Eleições

O PT realiza neste domingo as eleições para renovar sua direção, que ficará encarregada de preparar a campanha presidencial de 2014. Aproximadamente 800 mil filiados foram convocados para escolher o novo presidente do partido e renovar a cúpula em todos os níveis para os próximos quatro anos.

Seis candidatos disputam as eleições nacionais, entre eles o atual presidente Rui Falcão, que disputa pela ala majoritária e mais moderada do PT, chamada de "Construindo um Novo Brasil" e que defende a continuidade nas políticas do partido.