ASSINE
search button

Senador boliviano asilado em embaixada chega a Brasília

Compartilhar

O senador boliviano Roger Pinto, que estava asilado na embaixada brasileira na Bolívia, chegou a Brasília na madrugada deste domingo acompanhado pelo senador Ricardo Ferraço (PMDB-ES), presidente da Comissão de Relações Exteriores do Senado. Roger Pinto deixou La Paz em um carro da embaixada brasileira, escoltado por fuzileiros navais, e foi até Corumbá (MS), de onde seguiu para a capital em um avião particular de familiares do senador brasileiro.

Pinto agradeceu às autoridades brasileiras pela acolhida e comentou o fato de ter vindo para o Brasil sem a Bolívia conceder salvo-conduto, o que poderia atrapalhar as negociações para asilo político."Espero que continue meu asilo, eu tenho asilo e espero que continue", disse.

O senador Ricardo Ferraço explicou que o governo do Brasil já tinha solicitado o salvo-conduto. "Trata-se de uma iniciativa de soberania nacional. Foi um gesto de solidariedade humana", acrescentou.

>> Caso Molina: Bolívia revista avião da FAB à procura de asilado

>> Ministério confirma revista da Bolívia ao avião da FAB

Já o governo boliviano disse que o status de Roger Pinto mudou a partir de agora. "Uma vez que ele não está mais na Bolívia, seu status mudou de refugiado para foragido da Justiça, sujeito à extradição", afirmou a ministra da Comunicação, Amanda Dávila.

O senador temia ser detido em decorrência de algum dos mais de 20 processos que o governo boliviano move contra ele. O político é acusado de vários de crimes de corrupção no país. Pinto foi condenado a um ano de prisão por danos econômicos ao estado. Dez dias depois, recebeu asilo político do Brasil, porém não tinha autorização do governo da Bolívia para deixar o país.