ASSINE
search button

Senador do PDT defende representação contra Lupi

Compartilhar

O senador Pedro Taques (PDT-MT) defendeu, nesta segunda-feira, que o partido ingresse com uma representação contra o ministro do Trabalho, Carlos Lupi, colega de partido, após denúncias de que assessores do titular teriam cobrado propina para firmar convênios da pasta com organizações não-governamentais (ONGs). Segundo Taques, Lupi, que chega hoje à tarde à Brasília, deverá se reunir com parlamentares do PDT para prestar esclarecimentos sobre o assunto.

"Precisamos de esclarecimentos sobre os fatos, e acreditamos que uma representação ao procurador-geral da República (Roberto Gurgel) pode ser a solução. Uma das nossas funções como parlamentares é fiscalizar, e o mais importante é defender os recursos públicos", disse, ao defender uma representação contra o ministro de seu próprio partido.

>> Sindicalistas dizem que ministro Lupi é alvo de 'perseguição política'

No último sábado, Lupi determinou o afastamento do assessor especial Anderson Alexandre dos Santos, acusado de ser o operador do suposto esquema de cobrança de propina das ONGs que tinham contrato com a pasta. A denúncia foi divulgada neste fim de semana pela revista Veja.

De acordo com a reportagem, o esquema seria comandado por dirigentes do PDT, supostamente liderados pelo ministro Carlos Lupi. Em relatos à reportagem da revista, representantes das ONGs revelam que as organizações contratadas pelo ministério tinham o repasse de recursos bloqueados após enfrentar problemas com a fiscalização da pasta. Assessores do ministro então procuravam os dirigentes das entidades para resolver o problema, e cobravam propinas que variavam entre 5% e 15%.