ASSINE
search button

Vaticano divulga visita do papa a favela, hospital e ao Theatro Municipal

Compartilhar

O site do vaticano divulgou nesta terça-feira a agenda do papa Francisco no Rio, por ocasião da Jornada Mundial da Juventude. O pontífice chega à cidade no dia 22 de julho e retorna a Roma no dia 28.

O papa Francisco visitará a comunidade de Varginha, no Complexo de Manguinhos, na Zona Norte do Rio, e o Hospital São Francisco de Assis. Além disso, terá um encontro com a sociedade no Theatro Municipal, no Centro da cidade.

Segundo o Vaticano, o papa chega na segunda-feira, dia 22, na Base Aérea do Galeão, e segue direto de helicóptero para o Palácio Guanabara, em Laranjeiras, na Zona Sul, onde se reúne com a presidente Dilma Rousseff, com o governador Sérgio Cabral, e outras autoridades. Após o encontro, que deve durar aproximadamente uma hora, o pontífice se desloca para a residência da Igreja, no Sumaré, onde ficará hospedado durante a estadia no Rio.

>> Encontro de jovens católicos terá super segurança

>> Papa se encontrará com menores que cumprem medidas socioeducativas

Na terça-feira (23), o papa vai passar o dia na residência do Sumaré. No dia seguinte ao descanso, a agenda será atribulada e inclui uma visita a Aparecida, interior de São Paulo e passeio de papamóvel.

Na manhã da quarta-feira (24), o pontífice segue de helicóptero a Aparecida e participa da adoração à imagem da Virgem Maria e da missa no Santuário de Aparecida. A bordo do papamóvel, ele vai a um almoço no Seminário Bom Jesus. Por volta das 16h, o destino é o heliponto do Santuário, onde embarca para o Rio de Janeiro. Retornando à cidade, ele vai ao Hospital São Francisco de Assis, na Tijuca, na Zona Norte da cidade. A perspectiva é de que o papa inaugure o Polo de Atenção Integrada da Saúde Mental (PAI), que funcionará em um dos oito prédios do hospital. O local vai acolher dependentes químicos, de álcool e drogas, especialmente do crack.

O primeiro ato central da JMJ com participação do papa será na quinta-feira (25). Pela manhã, às 7h30, Francisco participa de uma missa privada no Sumaré. Depois, em um carro fechado, ele vai ao Palácio da Cidade, em Botafogo, na Zona Sul, para abençoar a bandeira olímpica. Por volta das 11h, visita a comunidade da Varginha, na Zona Norte. A região ganhou uma Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) em janeiro. Segundo a agenda, o papa deve circular pelo local por aproximadamente meia hora.

Após o passeio, o pontífice retorna ao Sumaré, almoça com lideranças da Arquidiocese do Rio de Janeiro, e embarca às 17h10 no helicóptero rumo à Praia de Copacabana. A expectativa é que ele chegue ao Forte de Copacabana e depois vá de papamóvel até o palco montado no Leme, onde será celebrada a cerimônia de acolhida.

A sexta-feira (26) também começa com uma missa fechada no Sumaré. Após a oração, o papa vai à Quinta da Boa Vista, em São Cristóvão, na Zona Norte, encontrar com um grupo de jovens selecionados pela Igreja. Os escolhidos vão se confessar com Francisco. O próximo compromisso é no Palácio São Joaquim, na Glória, Zona Sul, onde acontece o Ângelus.

Ainda no mesmo dia, entre 11h e 14h, o papa participa de uma ação com adolescentes que cumprem medidas socioeducativas, se encontra com patrocinadores da Jornada e integrantes do Comitê Organizador Local (COL), e ainda almoça com um grupo de jovens.

Logo depois segue para o Sumaré, onde embarca no helicóptero com destino à Praia de Copacabana, onde será realizada a Via-Sacra. No penúltimo dia da JMJ, sábado (27), a manhã começa com uma missa com bispos na Catedral Metropolitana, no Centro. Por volta das 11h30, o papa se reúne com membros da sociedade civil no Theatro Municipal. Após o ato, ele almoça com bispos e cardeais. Em seguida, voa de helicóptero a Guaratiba, para a vigília com os peregrinos.

De acordo com a agenda do Vaticano, no domingo (28), antes das 8h, o papa retorna a Guaratiba para realizar a Missa de Envio, marcada para as 10h. Após a cerimônia que deve reunir 2,5 milhões de fiéis, Francisco tem um encontro com a coordenação do Conselho Episcopal Latino-Americano. Depois, ele se reúne com os 60 mil voluntários da JMJ, no Riocentro, na Zona Oeste, e se despede dos brasileiros na cerimônia de despedida, agendada para as 18h30.  O embarque para Roma está previsto para as 19h.