ASSINE
search button

Papa se encontrará com menores que cumprem medidas socioeducativas

Compartilhar

A divulgação da agenda oficial do Papa Francisco, nesta terça-feira (7), pelo Vaticano, traz dois pedidos feitos pelo próprio pontífice: visitar usuários de crack e outras drogas em tratamento, além de se encontrar com menores infratores que cumprem medida socioeducativa no Rio. As informações foram divulgadas nesta terça pelo arcebispo do Rio, Dom Orani João Tempesta.

Dois dias depois de sua chegada ao Rio de Janeiro, já na quarta-feira (24 de julho), o Santo Padre vai participar da inauguração do Pólo de Atenção Integrada da Saúde Mental, voltado para a recuperação de dependentes químicos, que vai funcionar no Hospital São Francisco de Assis, na Tijuca.

A unidade vai contar, segundo o Comitê Organizador da Jornada, com 350 médicos, cerca de 500 profissionais de saúde, 648 leitos para internação, 323 leitos de enfermaria, 12 leitos de emergência, 75 leitos de UTI, e 11 salas de cirurgia.

A instituição franciscana presta atendimento particular para clientes de planos de saúde e para paciente do SUS, encaminhados pela Secretaria estadual de Saúde do Rio. O atendimento é custeado por recursos da Prefeitura do Rio e do governo estadual.

Dois dias depois, já na sexta-feira (26 de julho), cinco menores infratores que cumprem medida socioeducativa na Ilha do Governador vão ter um breve encontro com Francisco I.

"A gente sabe o quanto um abraço do papa pode transformar a vida de um menor e de uma família. É um estímulo para eles”, destacou o monsenhor Joel Portela.

Mais de 200 mil inscritos

O número de inscritos para participar da Jornada chegou a 214.500, sendo 60% brasileiros, 20% latino-americanos e outros 20% dos outros continentes. Segundo o comitê organizados da JMJ, há 271 mil vagas para hospedagem, no entanto, até agora apenas 120 mil foram solicitadas. A expectativa do Comitê Organizador da Jornada é que o número de hospedagens solicitadas aumente até julho.

Padres participam de Ato Central

O evento contou com a participação de vários padres, incluindo Fábio de Mello e Renato Manzotti. Ambos vão participar da cerimônia de acolhida do papa em Copacabana, no dia 25 de julho. A música gravada por Fábio de Mello, chamada Seja bem-vindo, no CD No coração da Jornada, lançado nesta terça-feira (7), será a canção de abertura da cerimônia.

O CD No coração da Jornada começou a ser vendido nesta semana por uma rede de lojas de varejo e já alcançou a marca de 160 mil discos vendidos, premiado com o disco de platina recebido hoje pelo arcebispo do Rio, dom Orani, e o produtor musical do álbum, Marco Mazolla.