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Souvenires do novo Papa invadem comércio de Roma

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No dia seguinte ao anúncio da eleição de Jorge Mario Bergoglio como papa Francisco, a maioria das lojas de artigos religiosos de Roma já tinha a imagem do novo Pontífice estampada em dezenas de produtos. O tempo recorde surpreendeu até o vendedor Luigi Inglesi, proprietário de uma delas e que apostava que o prazo mínimo para a entrega dos produtos seria de, no mínimo, dois dias.

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“Chegou mais rápido do que eu esperava e já está vendendo bem”, comemora Luigi, enquanto atende um grupo de turistas espanhóis que se debruçavam sobre o balcão de sua loja, em busca de uma lembrança do novo Papa.

Luigi conta que, assim que soube da identidade do novo Papa, imediatamente encomendou três mil chaveiros, três mil medalhas e 2 mil pôsteres, cartões postais e santinhos com a foto de Francisco estampada. Isso sem contar outros milhares de rosários que dois de seus funcionários confeccionavam desde a manhã desta sexta-feira, no fundo da loja, localizada na movimentada Borgo Pio, rua de restaurantes e lojas religiosas ao lado do Vaticano.

Mas, apesar do movimento dentro da loja, o vendedor aposta que “as vendas devem melhorar na próxima terça-feira”, quando acontecerá a missa de inauguração do pontificado de Francisco, para a qual milhares de pessoas estão sendo esperadas, inclusive a presidente Dilma Rousseff.

O também italiano Simone Chiavacci, que mora em Luca, norte do país, mas estava em Roma para uma conferência, aproveitava a passagem pela capital para levar uma lembrança do novo Papa para a família. “Comprei para a minha mãe e para a minha namorada”, dizia ele, enquanto pagava pelos dois santinhos estampados com a foto de Francesco em batina branca.

A principal imagem utilizada é a do novo Papa acenando do balcão central da Basílica de São Pedro, na noite da última quarta-feira, quando foi apresentado aos fiéis. Ela é propriedade do Osservatore Romano, a imprensa vaticana, e não pode ser reproduzida sem autorização.

Rita Scipioni, uma das proprietárias da ATS Italia, editora que compra os direitos de reprodução das fotos do Papa, estava empolgada com a escolha do novo Pontífice. Nas primeiras horas após o anúncio, suas impressoras trabalhavam a todo vapor para colocar nas ruas 5 mil santinhos de Francesco.

“Acho que a mudança vai melhorar as vendas”, diz Rita, ao falar sobre as baixas vendas de santinhos com a foto do agora Papa Emérito Bento XVI. A baixa popularidade do pontífice alemão, por sinal, é visível nas lojas. Nos mostradores, as fotos do já falecido beato João Paulo II ocupam muito mais espaço do que a de Ratzinger.

Até mesmo a prefeitura de Roma entrou no clima de celebração pela escolha do argentino Bergoglio como Papa Francesco. Nas ruas da cidade, a administração romana colou cartazes dando as boas vindas ao novo Pontífice, que, entre outros títulos, também é o bispo da capital italiana.