ASSINE
search button

Manifestação em Madri leva milhares às ruas e confrontos com a polícia

Compartilhar

A tensão tomou conta das ruas de Madri, capital da Espanha, nesta terça-feira (25). Milhares de manifestantes se concentram na praça de Netuno, próxima ao Congresso espanhol, para protestar contra a crise econômica que assola o país e o distanciamento da classe política dos problemas sociais. Os choques com as forças policiais já levaram 20 pessoas a serem detidas e pelo menos outras 13 estão feridas, segundo informa a página do jornal El País na internet. De acordo com dados das autoridades da cidade, seis mil pessoas participam do protesto. Para garantir a segurança dos parlamentares, 30 dos 52 grupos operativos das Unidades de Intervenção Policial (UIP) de todo o país estão trabalhando na capital.

>> Confira ao vivo vídeo da manifestação no site do 'El País'

O objetivo da ação é mostrar aos políticos espanhóis o descontentamento da população e iniciar um "processo constituinte", segundo informou o El País. Foram formados três anéis de segurança nos arredores do Congresso, dois deles são fechados às 18h locais. Com a agitação dos manifestantes, que romperam parte da grade que cercava a praça Neptuno, a polícia interveio e realizou as primeiras prisões. 

A polícia foi acionada desde a noite da segunda-feira (24), quando a Delegação de Governo de Madri autorizou que os cidadãos se concentrassem perto do parlamento. Cerca de 1.350 agentes foram mobilizados para patrulhar a manifestação. 

A manifestação é organizada pela La Coordinadora 25-S, que em nota ironizou a licença que o governo cedeu para que os cidadãos possam se manifestar, lembrando velhas conquistas dos espanhóis.

“Depois de Cristina Cifuentes (política espanhola) declarar que ‘se manifestar perto do Congresso é ilegal’, teve, como é seu costume, de se retificar e admitir que se pode, sim, posto que a ação está protegida pelo direito constitucional de reunião”, diz trecho da nota do movimento.  

Contexto econômico e social

Em maio de 2011a Espanha se viu em meio ao surgimento de um movimento popular que reivindicava mudanças na política e na sociedade espanhola. Chamado de Movimento dos Indignados e 15-M, em referência à data de eclosão da manifestação, 15 de maio, os manifestantes, em sua maioria jovens mobilizados pelas redes sociais, tomaram as ruas de todo o país. O epicentro e ponto mais emblemático do movimento foi a Puerta del Sol, principal praça da capital Madri.

>> Um ano depois, Movimento dos Indignados volta às ruas da Espanha 

O país ibérico vive um dos piores momentos de sua história econômica e social. Afundado pela crise da dívida na Europa, é iminente um resgate financeiro externo, condicionado a mais cortes de gastos do governo. A medida é largamente impopular. O desemprego atinge 25% da população, e o número de jovens sem trabalho chega a 50%.