ASSINE
search button

Um ano depois, Movimento dos Indignados volta às ruas da Espanha

Compartilhar

Milhares de manifestantes se reunem hoje nas ruas da Espanha,  para festejar o aniversário de um ano do movimento 15-M, ou Movimento dos Indignados como ficou popularmente conhecido.  Além de protestos, foram organizados shows, comícios e reuniões para lembrar que o sentimento de descontentamento, que moveu milhares de pessoas para as ruas da cidade reinvidicando mudanças no modelo econômico, ainda está vivo.

Os manifestantes mostram sua indignação com as medidas econômicas e políticas do governo Rajoy se posicionando contra os cortes empregados na área de saúde e educação, e pedindo uma democracia real com menos privilégios aos bancos  e mais dignidade aos cidadãos.

Aproveitando as comemorações do feriado de Santo Isidro, que também acontece no dia 15 de maio em Madrid, os Indignados fizeram uma passeata saindo da Ponte do Rei indo em direção ao campo de San Isidro, na região de Andalucía.

Às sete da noite as pessoas se reunirão na praça Puerta del Sol,  tradicional ponto de manifestações e epicentro dos protestos no ano passado. Apesar de ter sido proibido, manifestantes montaram um acampamento improvisado na praça com barracas e sacos de dormir. 

Os Indignados ganharam atenção no ano passado ao reunir milhares de pessoas  para protestar contra as políticas de austeridades que visam reduzir as dívidas através de cortes nos gasto que afetam a qualidade de vida de toda a sociedade, menos da elite. O movimento permaneceu acampado durante um mês na praça Puerta del Sol.

Em todo o país

Em Huelva os manifestantes vestiram terno e gravata e partiram na cômica Marcha dos Banqueiros Indignados. 

Em Sevilha uma manifestação está marcada para as 20h na Praça da Encarnação onde um video será exibido e as 22h artistas se apresentarão.

O 15-M faz em Granada varias atividades a partir das 10h na Plaza del Carmen. Os cidadãos podem participar de workshops e  debates com a Rádio Indigna. Os debates acontecem a partir das 17h e os temas são o capitalismo e o neoliberalismo, a resistência e alternativas para o sistema. Os eventos acontecem até sabado.

Em Malága a concentração tem o tema "Um ano depois, seguimos e seguiremos nas ruas". Videos serão exibidos e discussões ocorrem durante todo o dia.