Chapecoense: autoridades confirmam que caixas-pretas foram localizadas

Segundo ministro, não há "nenhuma perda" de informação

Em entrevista coletiva, o ministro dos Transportes da Colômbia, Jorge Eduardo Rojas, confirmou que as equipes de busca localizaram as duas caixas-pretas do avião que levava o time da Chapecoense para a Colômbia. "Sim, já foram encontradas as caixas-pretas. E elas não tem nenhum perda. Vamos saber tudo que se passou", disse aos jornalistas no local. 

Rojas pediu "respeito à investigação" e destacou que os equipamentos não apresentam danos graves. "Com a caixa-preta não vamos perder nada. Qualquer coisa que falarmos agora será especulação. Os técnicos e especialistas já estão fazendo análises. Deem um tempo à investigação", ressaltou. Já o diretor da Aeronáutica Civil da Colômbia, Alfredo Bocanegra, destacou que "os documentos, os passaportes, já estão nas mãos da polícia" e que agora eles ajudarão na identificação dos corpos.

O avião que transportava o time da Chapecoense, de Santa Catarina, caiu na Colômbia na madrugada desta terça-feira (29). A equipe seguia para Medellin, onde iria disputar nesta quarta-feira (30) a primeira partida da final da Copa Sul-Americana contra o AtléticoNacional da Colômbia. Seis pessoas sobreviveram: Ximena Suárez, comissária de voo, Erwin Tumiri, técnico da aeronave, ambos atendidos na Clínica Somer de Rionegro, o jogador Alan Ruschel (Hospital de la Ceja), o goleiro Jackson Follmann e o jornalista Rafael Henzel (Hospital de la Ceja). Há 75 vítimas fatais no acidente.    

Fontes colombianas informaram que o zagueiro Hélio Hermito Zampier Neto também teria sido encontrado nos escombros nesta manhã, durante as operações de busca. 

O goleiro Marcos Danilo Padilha (Fundação San Vicente) estava na lista de sobreviventes, mas faleceu no hospital. Ele tinha sido resgatado com politraumatismo.

>> Veja a lista de passageiros do avião da Chapecoense que caiu na Colômbia

>> Nacional pede que a Conmebol dê o título à Chapecoense

>> Aeronáutica da Colômbia confirma morte de Danilo

>> Queda de avião em Medelín matou 20 jornalistas

>> Jogadores devem ser velados na Arena Condá, diz dirigente

>> Também vítima de tragédia, Torino jogará com faixa de luto

Com Ansa