ASSINE
search button

Fifa destaca "genialidade" de Neymar e "malandragem" de Ronaldinho

Compartilhar

"De tirar o fôlego" e "para a história do futebol". É com expressões como estas que a Fifa resume o emocionante duelo entre Santos e Flamengo, disputado na noite desta quarta-feira, na Vila Belmiro, pela 12ª rodada do Campeonato Brasileiro. A partida contou com atuações de gala dos astros Neymar e Ronaldinho e terminou com vitória rubro-negra: 5 a 4.

Em seu site oficial, a entidade relata que Neymar "parecia determinado a ser o nome do jogo", já que participou dos dois primeiros gols do time da casa antes de marcar o terceiro em "uma jogada genial" - fez fila na defesa flamenguista antes de tocar na saída do goleiro Felipe.

>> Ronaldinho: "O Flamengo é assim. É raça"

>> "Vai entrar para a história", avalia Luxemburgo após partida

>> "Torcida o tratou bem demais", diz Muricy após Elano perder pênalti

>> Elano revela que pai sofreu tentativa de sequestro e ameaça deixar o Santo

A Fifa relata que os visitantes pressionaram com gols de Ronaldinho e Thiago Neves e que o Santos desperdiçou ótima chance de ampliar após Elano bater pênalti com cavadinha e parar no arqueiro rubro-negro - a entidade lembra que o meio-campista já havia falhado pela Seleção Brasileira contra o Paraguai, na Copa América. "O castigo", prossegue o texto, veio em gol de cabeça de Deivid.

A entidade ressaltou que o segundo tempo ainda "reservava fortes emoções às duas torcidas". Cita uma "outra pintura de Neymar", que tocou por cima de Felipe e voltou a colocar o time paulista na frente, mas acrescenta que "Ronaldinho deixou claro que a experiência venceria no fim".

A Fifa descreve que, "com muita malandragem", o meia-atacante rubro-negro cobrou falta por baixo da barreira e empatou novamente o duelo. Aos 35min, após boa jogada de Deivid, Ronaldinho voltou a marcar e decretou o 5 a 4.

Na Europa 

A emocionante partida na Vila Belmiro proporcionou um destaque incomum ao Campeonato Brasileiro na Europa. Sites do Velho Continente, especialmente da Espanha, onde Ronaldinho brilhou pelo Barcelona e Neymar pode brilhar pelo Real Madrid, dão amplo destaque ao confronto e aos dois jogadores.

O madrileno Marca, por exemplo, reserva a parte mais nobre do site para detalhar o duelo: apelidou Neymar de "mago", diz que ele fez um duelo com Ronaldinho "para ficar na história" e também exibe um vídeo com o erro de Elano na penalidade. O concorrente As, por sua vez, centra as atenções no atacante santista - "Neymar deslumbra com dois golaços", estampa a publicação.

Na Itália, o diário Gazzetta dello Sport também dá amplo destaque ao jogo, mas exaltando os três gols marcados pelo ex-meia-atacante do Milan na Vila Belmiro. "Ronaldinho, estrela da noite, marcou três vezes e agora é artilheiro do campeonato com oito gols em 12 jogos", diz a publicação. "Neymar também brilha, mas sua arma não freia Flamengo, único time ainda invicto", acrescenta.

Jornais portugueses e ingleses, estes com menos destaque, também repercutiram o duelo. "Emocionante é o adjetivo que melhor descreve o jogo", disse o jornal lusitano Record, por exemplo. Já em Barcelona, o Mundo Deportivo cita o interesse do Real no futebol do atacante santista, mas aponta que quem levou a melhor foi Ronaldinho, ídolo do time catalão.