ASSINE
search button

BC: Rebaixamento não altera ajuste macroeconômico em curso

Compartilhar

O Banco Central minimizou a perda do grau de investimento brasileiro pela agência Fitch, anunciada na tarde desta quarta-feira (16). O rebaixamento "não altera o sentido ou a intensidade do ajuste macroeconômico em curso, que já demonstra resultados concretos", destacou a autarquia em nota. 

O BC aponta que a consolidação da posição fiscal do país continuará avançando. Otimista, a instituição também apostou em uma "importante desinflação" em 2016. "Esses fatores serão essenciais para a recuperação da atividade econômica em bases sustentáveis à frente", afirma o texto.

As declarações do banco vêm no mesmo tom adotado pelo ministério da Fazenda, que reforçou sua confiança na capacidade de recuperação econômica do Brasil. De acordo com o BC, o país possui robustos colchões de liquidez que ajudam a mitigar a "excessiva volatilidade no mercado". 

A autarquia lembrou que o país dispõe de sólida posição de liquidez internacional, com reservas internacionais que somam cerca de US$ 370 bilhões. O valor é quase dez vezes maior do que o estoque da dívida soberana externa.

Em seu texto, o BC também destaca que a economia brasileira vem recebendo fluxos relevantes de investimentos diretos e de carteira - que somam cerca de US% 55 bilhões e US$ 20 bilhões anuais, respectivamente. "Esse conjunto de fatores, entre outras características de rigidez da economia nacional, deixam o país preparado para mudanças nos cenários econômicos interno e externo", afirma a autoridade monetária. 

>> Renan Calheiros: reformas econômicas são responsabilidade de todos os Poderes

>> Perda do grau de investimento reflete dificuldades na política, diz Fazenda

>> 'Temos que partir em defesa do Brasil', diz Levy após rebaixamento pela Fitch

>> Como o 'JB' antecipou, Fitch tira grau de investimento do Brasil