ASSINE
search button

Pets podem sofrer com reumatismo, conheça os sintomas e tratamentos

Conversamos com o veterinário Dr. Ítalo de Oliveira, que destaca os avanços da medicina no tratamento das doenças relacionadas

Reprodução do Facebook -
Lindos filhotes estarão para adoção
Compartilhar

Esse ano tive que voltar a praticar yoga e fazer alongamento após indicação médica. Tudo para fortalecer a minha coluna, que me deixou paralisada por uma semana. Nossos filhotes também podem sofrer com reumatismo e ou inflamações nas articulações. Conversamos com o veterinário Dr. Ítalo de Oliveira que alerta sobre os sintomas e tratamentos.

Macaque in the trees
Inflamações nas articulações atingem animais jovens e idosos (Foto: Pixabay)

Você pegou seu pet no colo e ele reclamou? No passeio, parou e quis desistir. Também não quer mais pular e está apático? Diante destes sinais, vale buscar a orientação de um veterinário. Seu peludo pode estar com reumatismo. "Reumatismo não é uma doença, mas o termo é usado popularmente para abranger algumas alterações do sistema locomotor, como, por exemplo, lesões em articulações, inclusive na coluna vertebral", explica Dr. Ítalo de Oliveira, do Centro Veterinário Seres da Petz.

A possibilidade de reumatismo em pets com pouca idade não pode ser descartada. Inflamações nas articulações não são exclusivas de idosos. As doenças reumáticas comumente costumam aparecer com o passar dos anos, mas também acometem pets mais jovens. "Por predisposição racial, os animais de pequeno porte tendem a sofrer mais com inflamações nas articulações, principalmente os condrodistróficos (raças de cachorros com o eixo dos ossos longos torcidos e encurtados). Mas animais grandes também podem desenvolver quadros de artrite quando jovens e em idade senil. A artrite é a inflamação da cartilagem, enquanto a artrose é a degeneração dela", afirma o veterinário.

Segundo o Dr. Ítalo, os sintomas são: irritação, dor, o pet tenta morder quando é tocado, inchaços, letargia, claudicação (mancar), perda de apetite e o animal pode hesitar em passear, caminhar, correr e pular. Adotando algumas iniciativas podemos evitar ou prevenir lesões no sistema locomotor. Entre as orientações, destacam-se: controle de peso, evitar dar suplementos sem orientação médica, atividades físicas regulares e que não gerem impacto excessivo sobre as articulações e evitar manobras que causem impacto nas articulações (pulos) em animais idosos de raças pequenas e grandes.

Macaque in the trees
Atividades físicas regulares de baixo impacto previnem lesões nas articulações dos pets (Foto: Pixabay)

Os avanços na medicina veterinária vêm proporcionando melhor qualidade nos tratamentos. " No caso da artrose conseguimos retardar evolução da degeneração da cartilagem com medicações modernas a fim de manter a lubrificação, reduzindo os focos de dor. Além das medicações, hoje temos também diversas terapias que auxiliam no tratamento, como fisioterapia, acupuntura, natação, entre outras", ressalta.

A dica do veterinário para o tratamento é a reabilitação proporcionando fortalecimento muscular, programa de redução de peso e diminuição das dores do aparelho locomotor com magnoterapia (utilização de campos magnéticos), eletroestimulação e laserterapia (uso de laser), além de caminhadas em esteira aquática aquecida, onde o paciente se sente mais seguro e confortável. "Algumas vezes associam-se suplementações com condroitina, glicosamina, ômega 3, magnésio e outros, sempre de acordo com a necessidade do paciente após análise laboratorial". Fique atento e procure sempre a opinião de um veterinário para indicação de exames e tratamento.

O QUE ROLA POR AÍ

Projeto Adoráveis Vira-Latas faz campanha de adoção na Barra neste sábado

Macaque in the trees
Lindos pets estarão para adoção (Foto: Reprodução do Facebook)

Neste sábado (16) o grupo Adoráveis Vira-Latas realiza mais uma 'Campanha de Adoção de Animais'. O evento acontece no Shopping UpTown Barra, na Av. Ayrton Senna, 5.500, Barra da Tijuca, RJ (Perto do Casa Shopping), das 11h às 17h.

O projeto recebe doações de ração, brinquedos, jornais, vermífugos e medicamentos veterinários para cães e gatos resgatados de maus-tratos. Para adotar basta ser maior de 21 anos, levar xerox do RG, CPF, do comprovante de residência e muito amor no coração!

---------------------

Busucão promove campanha de adoção e vacinação em Caxias neste sábado

Macaque in the trees
(Foto: Divulgação)

Neste sábado (16), o projeto Apaixonados por Quatro Patas estaciona seu 'Busucão' no Caxias Shopping e promove campanha de adoção e vacinação de pets, das 10h às 16h. Para adotar é necessário ser maior de 18 anos, levar original e cópia do RG e CPF, comprovante de residência e passar por entrevista.

Quem quiser levar seu pet para vacinar deve retirar uma senha no local, a ação será feita por ordem de chegada. São oferecidas vacinas V11 para cães e antirrábica para cães e gatos. Os organizadores solicitam uma colaboração de R$ 10 para cada tipo de vacina para que o projeto possa ampliar sua atuação. O shopping fica na Rodovia Washington Luiz, 2895, Duque de Caxias, RJ. Telefone: (21) 2430-5110 ou WhatsApp: (21) 9-9305-3611.

---------------------

Campanha de adoção do 'Entre Pegadas' acontece no Carioca Shopping neste sábado

Macaque in the trees
(Foto: Divulgação)

Vai rolar neste sábado (16), a ‘Campanha de Adoção de Animais’ do Projeto ‘Entre Pegadas’, no Carioca Shopping. A ação tem entrada gratuita e acontecerá das 15h às 19h, no estacionamento descoberto. Os visitantes poderão doar ração, coleiras, material de higiene, cobertores, jornais, entre outros.

Estarão disponíveis para adoção animais devidamente cuidados, vermifugados e vacinados. Para adotar é necessário ser maior de 21 anos, levar cópias do RG, CPF, comprovante de residência e passar por entrevista. O shopping fica na Av. Vicente de Carvalho 909, Vila da Penha, RJ. Tel: (21) 2430-5120.

---------------------

Projeto Tampinha do Bem RJ promove campanha de adoção na Baixada neste domingo

Macaque in the trees
(Foto: Divulgação)

O projeto Tampinha do Bem RJ, que arrecada tampas plásticas em prol da castração dos animais em Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense, realiza campanha de adoção neste domingo (17). O evento acontece das 09h às 13h, na rua Bolívia, s/n, na Praça do Catatau, Metrópole, em Nova Iguaçu.Quem não puder adotar, pode ajudar com doações de ração para cães e gatos, remédios, vermífugos, antipulgas, jornais e tampas plásticas. Quem quiser conhecer mais sobre o Tampinha do Bem, clica aqui.

O projeto aceita diversos tipos de tampas: "Água, refrigerante, mate, suco, margarina, leite, requeijão, maionese, catchup, Nutella, sorvete, desinfetante, detergente, sabão, amaciante, pasta de dente, desodorante, shampoo, creme, hidratante, cosméticos, canetas, entre outras. Elas precisam ser lavadas e então depois eu separo por cor, para conseguir um valor mais alto pela venda", explica Cátia Viana, coordenadora do projeto. Contato: 21 98641-2948 (Whatsapp).

---------------------

Acho que vi um gatinho...

Macaque in the trees
(Foto: Divulgação)

O "I Meeting Tudodvet – Especial Felinos” acontecerá no Hotel Pestana Rio Atlântica, em Copacabana, no dia 11 de dezembro. Nada menos do que quatro horas de muito conhecimento e visibilidade. A Professora D.Sc Heloisa Justen, mestre em cirurgia veterinária pela Universidade Federal Fluminense (UFF) e coordenadora da clínica Gatos & Gatos, vai ministrar duas palestras. Informações: 21 2606-8780.

---------------------

Alexandre Rossi e Estopinha inauguram Petz Joinville em Santa Catarina

Macaque in the trees
Alexandre Rossi e Estopinha (Foto: Divulgação)

Neste domingo (17) a Petz vai promover a inauguração de sua nova loja em Joinville, Santa Catarina, com a presença de Alexandre Rossi e Estopinha. A programação acontece das 13h às 19h com várias atrações gratuitas para tutores e seus bichinhos de estimação. A programação começa às 13h com drinks de boas-vindas e segue até às 19h com evento de adoção, palestra, totem fotográfico e distribuição de brindes.

Representantes de Ong parceira da Petz estarão com cachorros e gatos na loja, orientando as pessoas que tiverem interesse em adotar um ou mais animais. Para adotar é necessário ter mais de 18 anos, apresentar um documento de identificação original, comprovante de residência e pagar uma taxa simbólica à ONG parceira. O valor é usado para manutenção de estruturas das ONGs e cuidados com os animais que ainda não foram adotados.

Às 17h, haverá palestra com Alexandre Rossi, especialista em comportamento animal, e, no final, sessão de fotos com a sua mascote Estopinha! O evento acontece na Rua Dr. João Colin, 940, América, Joinville, Santa Catarina . Telefone: (47) 3311-7761. Estacionamento: 37 vagas (gratuito).

--------------------

Riovet Trade Show terá campanha de adoção de pets e congresso de veterinários no RJ

A edição 2019 da Riovet Trade Show, a maior feira de PET do RJ, acontece entre os dias 19 e 21 de novembro, no Pavilhão 5 do Riocentro. Será uma grande oportunidade para os apaixonados por pets, profissionais e empresários trocarem ideias e conhecerem de perto as novidades do segmento. Serão mais de 100 expositores possibilitando diversas oportunidades de emprego e aumento na arrecadação com o faturamento para pequenas, médias e grandes empresas. O que mostra a força e o crescimento do setor.

Além de área de exposição, durante os três dias, médicos veterinário se reunirão em uma única área para dois grandes eventos. Um deles será uma novidade: o VIII Congresso Estadual ANCLIVEPA/RJ (Associação Nacional de Clínicos Veterinários de Pequenos Animais), que contará com a presença de diversos palestrantes internacionais e nacionais dividindo conhecimentos do que há de mais moderno na medicina veterinária. O evento também sediará, no dia 21 de novembro, o tradicional Vetmeeting, encontro internacional de gestão e marketing veterinário, com seminários e workshops.

E a Riovet terá atividades e espaços especiais para os animais aproveitarem a visita. Vai acontecer o RioGroom, Concurso Nacional de Estética Animal, com esteticistas especializados em cães e gatos e o Desafio Super Cão, dentro da programação do American Pet Day com atividades de esportes radicais para cães e seus tutores. Quem quiser adotar um bichinho, poderá fazer no espaço de adoção da Riovet 2019. Esse ano, o espaço contará com a organização do Projeto Bichinho Feliz com o apoio de diversas ONGs que trabalham com proteção animal.

Serviço: Riovet Trade Show 2019 / VIII Congresso Estadual ANCLIVEPA/RJ / Rio / Data: 19 a 21 de novembro / Horário: 12h às 20h / Visitação gratuita para Exposição de Negócios e American Pet Day / Informações e inscrições: riovet.rio.br.

Divulgação -
Divulgação - Alexandre Rossi e Estopinha
Pixabay - Inflamações nas articulações atingem animais jovens e idosos
Divulgação -
Divulgação -
Divulgação -
Pixabay - Atividades físicas regulares de baixo impacto previnem lesões nas articulações dos pets