Google homenageia aniversário de 52 anos de Brasília 

O Google homenageou Brasília (DF) neste sábado. Com famosos monumentos da capital, a empresa criou um logo especial, chamado doodle, para comemorar os 52 anos da cidade. Entre as construções lembradas estão o Congresso Nacional, o Palácio da Alvorada e a Catedral Metropolitana.

No doodle, os monumentos foram retratados pelos traços do próprio Oscar Niemeyer, arquiteto brasileiro responsável pela obras reais.

Capital federal do Brasil, Brasília foi inaugurada em 21 de abril de 1960, pelo então presidente Juscelino Kubitschek de Oliveira. A cidade é a terceira capital do Brasil, após Salvador e Rio de Janeiro. De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, em 2010, a população ultrapassava o número de 2 milhões de habitantes.

>> No aniversário de 52 anos, Brasília tem extensa programação 

Os doodles do Google

O Google costuma comemorar datas importantes para a humanidade, como aniversários de invenções e personalidades ligadas à cultura e à política, por exemplo, com customizações do logo na página inicial do site de buscas.

O primeiro doodle surgiu em 1998, quando os fundadores do Google criaram um logotipo especial para informar aos usuários do site que eles estavam participando do Burning Man, um festival de contracultura realizado anualmente nos Estados Unidos. O sucesso foi tão grande que hoje a companhia tem uma equipe de designers voltada especialmente para a criação dos logotipos especiais. Já foram criados mais de 300 doodles nos Estados Unidos e mais de 700 para o resto do mundo.