ASSINE
search button

Cabral: empresa que administra bonde de Lisboa vai revitalizar o de Santa Teresa

Empresa que administra bondes de Santa Teresa tem novo presidente

Compartilhar

A empresa que administra os bondes de Portugal ficará responsável também por revitalizar os bondinhos de Santa Teresa. A informação foi divulgada nesta sexta-feira (16) pelo governador Sérgio Cabral. A Empresa Central Logística, que administra os bondinhos, já tem novo presidente. Indicado pelo interventor Rogério Onofre, Eduardo Macedo deve assumir a vaga já na próxima semana.

O novo presidente era diretor do Serviço Autônomo de Água e Esgotos de Três Rios (Saaetri), segundo informações da assessoria de imprensa do Detro.

Na manhã desta sexta-feira (16), o governador Sérgio Cabral anunciou que a empresa Carris de Portugal, firmará um acordo de cooperação técnica com o governo do Rio. O objetivo é aplicar o conhecimento português na revitalização dos bondinhos de Santa Teresa.

>> Comissão de Transportes vai obrigar secretário a comparecer à Alerj

>> Deputados pedem a abertura da CPI do Bonde de Santa Teresa

O anúncio foi feito após uma reunião com o ministro-adjunto de Assuntos Parlamentares de Portugal, Miguel Relvas, o vice-governador e coordenador executivo de Projetos e Obras do estado, Luiz Fernando Pezão, e o prefeito Eduardo Paes, durante o 6º Encontro Brasil-Portugal, que acontece em Copacabana, Zona Sul do Rio.

"Os bondes fazem parte do cartão postal da cidade do Rio de Janeiro. Nós temos a obrigação moral e cívica de retomar o serviço com uma outra qualidade. Os bondes voltarão modernizados com a tecnologia dos elétricos de Lisboa, com dignidade, não só para os moradores de Santa Teresa, que tanto lembra bairros portugueses, como também para todo o povo do Rio e do Brasil que ama esse meio de transporte tradicional e característico do bairro. A Carris, inclusive, já administrou esse serviço na década de 40", disse o governador.

O ministro da Economia de Portugal, Alvaro Santos Pereira, e o ministro-adjunto e dos Assuntos Parlamentares, Miguel Relvas, afirmaram que a cooperação técnica começa na próxima semana. 

"A partir de segunda-feira, a Carris vai trabalhar em conjunto com o Governo do Rio para, o mais rápido possível, colocar o elétrico, que aqui chamam bondinho, em Santa Teresa, onde ele deve estar. Trata-se de um cartão de visitas desta bela cidade que é o Rio de Janeiro", disse Relvas.