Os deputados estaduais Paulo Ramos (PDT) e Gilberto Palmares (PT) pediram a abertura da CPI do Bonde de Santa Teresa na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj). O pedido já tem mais de 20 assinaturas e pede a investigação das causas dos acidentes que mataram sete pessoas (seis em agosto e uma em julho). A abertura da CPI já havia sido antecipada pela coluna Informe JB.
O anúncio foi feito durante a audiência pública sobre o bonde, que foi esvaziada pelas ausências do secretário de Transportes Julio Lopes e do presidente da Companhia Estadual de Engenharia de Transportes (CENTRAL), Sebastião Rodrigues. Presente no evento, o deputado Marcelo Freixo (PSOL) classificou como "covarde" a atitude do secretário.
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"Eu sabia que ele não viria porque ele é um covarde. E ele já tinha se mostrado um covarde quando tentou culpar o motorneiro Nelson pelo acidente, por isso não fico nem um pouco surpreso", disse Freixo, que pediu a exoneração de Julio Lopes.
Como ele e Sebastião Rodrigues foram apenas convidados à participar da audiência, e não convocados, eles não tinham a obrigação de comparecer. Ambos disseram que tinham outros compromissos marcados para a mesma data, apesar de a audiência ter sido convocada há dois meses.
Revoltados com a ausência dos dois e com a transferência para o Edifício XXIII de Julho, onde o espaço é menor do que o plenário da Alerj, parentes das vítimas e membros da Associação dos Moradores e Amigos de Santa Teresa (Amast) protestaram na audiência. A presidente da Amast, Elzbieta Milkiewicz acusou o governo estadual de recorrer da sentença que o obrigava a restaurar os bondes e classificou o acidente que matou seis pessoas como "uma tragédia anunciada".
"Se o estado tivesse cumprido a sentença que o condenou a consertar todo o sistema dos bondes, nada disso teria acontecido", acusou Elzbieta. "Ao invés disso, o governo do estado recorreu da decisáo e se negou a reparar os bondes".
A Amast entregou à Comissão de Transportes da Alerj uma série de reinvindicações para a administração dos bondes no futuro. Entre os pedidos, está o cumprimento da sentença judicial que pede a restauratação dos bondes, a criação de um conselho de gestão do meio de transporte.