ASSINE
search button

Políticos comentam prisão de José Dirceu

Para Requião (PMDB-PR) é 'ilegal e absurda'. Otávio Leite (PSDB-RJ) espera que Dirceu 'abra o jogo'

Compartilhar

Políticos comentaram a prisão de José Dirceu na manhã desta segunda-feira (03/08) em Brasília, na 17ª fase da Lava Jato. O petista é suspeito de ter idealizado o esquema de corrupção na Petrobras, além de recebimento de propina da estatal para sua empresa de consultoria.

O senador Roberto Requião (PMDB-PR) se manifestou totalmente contrário à prisão: 'É ilegal e absurda. Deverá ser revogada pelo Supremo Tribunal Federal. Dirceu cumpre pena domiciliar pela condenação da AP 470, logo ele não poderia ser preso. No máximo seria uma condução coercitiva para depoimento em Curitiba"

Já o deputado Otávio Leite (PSDB-RJ) disse ao Jornal do Brasil que a prisão de Dirceu pode ser uma oportunidade única para esclarecer vários pontos para combater a corrupção no país. “Estamos todos na torcida para que Dirceu se utilize das regras da delação premiada, abra o jogo e entre para a história do Brasil. Que ele fale sobre como era o esquema executado pela máfia que se instalou no Planalto”.

>> Em nota, PT repudia acusações e reafirma legalidade de doações

>> Moro bloqueia contas de Dirceu e de sete investigados na 17ª fase da Lava Jato

>> Simon: 'É impressionante que Dirceu, mesmo processado, tenha continuado'

Sobre as acusações de que a prisão de Dirceu foi um ato ‘político’, o deputado comentou: “O juiz Sergio Moro é um homem profundamente respeitado no Brasil e realmente um delírio levantar suspeitas sobre seu trabalho”.

O deputado Miro Teixeira (PDT-RJ) disse ao JB que não tem conhecimento de todas as informações sobre a operação desta segunda-feira (03/08).  “O que se deve comemorar não é a prisão de José Dirceu mas o fato do Brasil viver um ambiente de normalidade democrática, de liberdade de imprensa, com a revelação dos fatos e o funcionamento pleno das instituições”, disse o deputado.

“Se a prisão dele for arbitrária, ele seguramente terá o recurso do habeas corpus à sua disposição. Acrescentar qualquer agravo à situação dele é muito pouco digno no meu ponto de vista porque a pessoa que está presa é um alvo fácil para ser alcançado por pancadas verbais. O José Dirceu teve muito poder na República e era bajulado. Então pra ele eu desejo que seja feita a justiça”, concluiu o deputado do PDT.

>> Ex-ministro José Dirceu é preso na 17ª fase da Lava Jato

>> MPF: José Dirceu montou esquema na Petrobras enquanto era ministro

>> Delações de lobistas foram decisivas para prisão de Dirceu, diz delegado da PF

>> Lava Jato: ministro da Defesa diz que ambiente de negócios é a maior preocupação

>> Em ofício ao STF, Moro diz que não investiga Eduardo Cunha

>> Sérgio Moro pede autorização do STF para transferir Dirceu para Curitiba

>> Lava Jato envolve o crime no atacado, não mais no varejo, diz Marco Aurélio

>> FHC diz que instituições estão fortalecidas

>> Lava Jato: Procuradoria poderá arquivar inquérito sobre Anastasia