ASSINE
search button

Lava Jato: Procuradoria poderá arquivar inquérito sobre Anastasia

Compartilhar

A Procuradoria-Geral da República estuda pedir ao Supremo Tribunal Federal (STF) o arquivamento do inquérito que apura o suposto envolvimento do senador Antonio Anastasia (PSDB-MG) na Operação Lava Jato.

Em janeiro, veio à tona a informação de que o policial federal Jayme Alves de Oliveira Filho, o Careca, teria dito à Polícia Federal em novembro de 2014 que entregou R$ 1 milhão em 2010 a Anastasia, então candidato a governador, por ordem do doleiro Alberto Youssef.

Na ocasião, o senador rechaçou a acusação, afirmando desconhecer o policial e o doleiro. Youssef desmentiu Careca  e negou ter pedido ao policial que entregasse o dinheiro.

Nos últimos meses procuradores da Lava Jato fizeram checagens para verificar o que Careca afirmou, mas nada foi confirmado.

Ele teria dito levou o dinheiro a uma casa em Belo Horizonte e que Youssef lhe dissera que o destinatário era o então candidato dos tucanos ao governo de Minas Gerais.

Contudo, segundo um dos investigadores, apesar de a apuração não confirmar o depoimento de Careca, o fato narrado pelo policial ainda não está descartado. A hipótese dos investigadores é que o dinheiro mencionado pode ter sido entregue a outro destinatário.

Os advogados de Anastasia disseram que a abertura do inquérito foi baseada em depoimento "solitário e vazio" e por isso ele não deveria prosseguir.