ASSINE
search button

Lava Jato: executivos presos entram com pedido de liberdade

Todos os 12 empresários presos fizeram exame de corpo de delito no IML em Curitiba

Compartilhar

O presidente da construtora Andrade Gutierrez, Otávio Marques Azevedo, e o diretor-executivo da empresa, Elton Negrão, apresentaram pedidos de habeas corpus ao Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4). A concessão ou não da liberdade será analisada pelo relator do caso no tribunal, desembargador João Pedro Gebran Neto. Não há previsão de quando o magistrado apreciará os pedidos.

Os dois executivos da Andrade Gutierrez foram os primeiros dos 12 presos da 14ª fase da Operação Lava Jato a solicitarem o habeas corpus ao TRF-4. Eles estão presos na carceragem da Polícia Federal, em Curitiba, para onde foram levados na noite de sexta-feira.

Todos os 12 empresários presos nessa fase da Lava Jato fizeram na manhã deste sábado (20) exame de corpo de delito na sede do Instituto Médico Legal (IML) de Curitiba, Paraná. Eles permaneceram por cerca de suas horas no IML e retornaram para a carceragem da Superintendência da PF em Curitiba.

Os investigados com prisão temporária seriam ouvidos ainda neste sábado (20) pelos delegados da PF encarregados das investigações da operação, mas os depoimentos foram adiados para segunda-feira. Estão em prisão temporária Alexandrino de Salles e Cristiana Maria da Silva Jorge, da Odebrecht; e Antônio Pedro Campelo de Souza e Flávio Lucio Magalhães, da Andrade Gutierrez. Os depoimentos daqueles que têm prisão preventiva também serão tomados no decorrer da próxima semana.

As investigações que resultaram na décima quarta fase da Operação Lava Jato revelam que as empreiteiras Odebrecht e Andrade Gutierrez lideravam o cartel de empreiteiras que superfaturavam contratos da Petrobras. Os presidentes das duas construtoras, Marcelo Odebrecht e Otávio Marques Azevedo, foram presos.

>> Moro bloqueia contas dos presidentes da Odebrecht e da Andrade Gutierrez

>> PF deflagra 14ª fase da Operação Lava Jato

>> Odebrecht diz que colabora com Lava Jato

>> Moro: prisão de dirigentes de construtoras foi remédio contra corrupção

>> Nova fase da Operação Lava Jato já tem dez presos

>> PF: Odebrecht e Andrade Gutierrez estão envolvidas em crimes além da Petrobras

>> Empreiteiras dizem que colaboram com a PF desde o início da Lava Jato

>> Lava Jato: presidentes da Odebrecht e da Andrade Gutierrez são presos

>> Presos na 14ª fase da Lava Jato são levados para Curitiba