ASSINE
search button

Dia da Mulher: Graça Foster, primeira mulher presidente da Petrobras

Compartilhar

No Dia Internacional da Mulher, comemorado mundialmente neste dia 8 de março, o Jornal do Brasil faz sua homenagem aos grandes nomes femininos que ajudam ou ajudaram a construir a história do nosso país. Os exemplos de brasileiras que florescem nas áreas política, médica, econômica, esportiva e social são muitos, como vamos mostrar numa série de reportagens.

Oriunda de uma família muito pobre da Zona Norte do Rio de Janeiro, Maria das Graças Silva Foster foi escolhida para assumir a presidência da Petrobras em fevereiro deste ano. Ela ingressou na petrolífera há 35 anos como estagiária. Depois tornou-se executiva de carreira da empresa como diretora de Gás e Energia.

“É com você graciosa”

A frase da presidente Dilma Rousseff quando Maria das Graças Silva Foster tomou posse da presidência da Petrobras, assumindo o lugar de Sérgio Gabrielli, revela não apenas o carinho de Dilma para com Graça, mas também sua confiança, como se pode perceber no discurso da presidente, no mês de fevereiro. 

“Eu conheço bem a capacidade de trabalho (da Graça), a competência e a raça que dedica não só a essa empresa mas tudo que fez e faz em sua vida profissional. Ela saberá dar continuidade e ampliar as conquistas de Gabrielli”, disse, antes de encerrar o discurso: "É com você graciosa". 

>> Jacqueline e Sandra conquistam o 1º ouro olímpico feminino para o Brasil

>> 'JB' homenageia Dilma Rousseff

>> Mulheres já são maioria na magistratura trabalhista 

>> OAB: Percentual de mulheres que advogam no país já é de 43%  

>> Jacqueline e Sandra conquistaram 1º ouro olímpico do Brasil

>> Graça Foster, a primeira mulher presidente da Petrobras

>> Darcy Vargas é lembrada pelas ações sociais