ASSINE
search button

Oposição consegue convocar Palocci em comissão da Câmara

Após duas semanas de tentativas, oposicionistas aproveitam cochilo dos partidos aliados e aprovam a medida

Compartilhar

BRASÍLIA -  A Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural da Câmara aprovou requerimento de convocação do ministro-chefe da Casa Civil, Antonio Palocci, para que ele explique denúncias sobre sua evolução patrimonial e sobre os clientes que atendeu em sua empresa de consultoria, a Projeto.

A convocação foi proposta pelo deputado Onyx Lorenzoni (DEM-RS). A data da audiência com Palocci ainda não foi definida.

A vitória da oposição, após duas semanas de tentativas, só foi possível porque os governistas estavam concentrados em outras comissões da Câmara.

>> Governo: convocação de Palocci na Câmara é 'golpe da oposição'

>> CCJ do Senado adia pela 2ª vez votação para convocar Palocci

Enquanto isso, a senadora petista Gleisi Hoffmann (PR) pediu a saída de Antonio Palocci do governo. Casada com o ministro das Comunicações, Paulo Bernardo (PT), a senadora sugeriu a saída durante almoço que ofereceu, na semana passada, ao ex-presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva.

Dessa forma, Palocci - acuado por acusações de enriquecimento ilícito - é alvo cada vez maior de fogo amigo, vindo tanto de aliados quanto de colegas de partido. As informações são do jornal Folha de S.Paulo.

Na terça-feira, o deputado Anthony Garotinho (PR-RJ), ex-governador do Rio de Janeiro, defendeu o uso da crise para pressionar o governo a aprovar uma medida que cria o piso salarial para policiais.

Segundo Garotinho, os deputados que defendem a medida devem pedir a convocação do ministro para depor. "Temos uma pedra preciosa, um diamante que custa R$ 20 milhões, que se chama Antonio Palocci", disse, referindo-se ao faturamento de Palocci no ano eleitoral de 2010.