ASSINE
search button

Governo: convocação de Palocci na Câmara é 'golpe da oposição'

Compartilhar

 

O ministro das Relações Institucionais, Luiz Sérgio, classificou nesta quarta-feira de "golpe da oposição" a convocação do ministro-chefe da Casa Civil, Antonio Palocci, para prestar esclarecimentos sobre o aumento do seu patrimônio na Câmara dos Deputados. Segundo Luiz Sérgio, a base governista reverterá a convocação, aprovada pela Comissão de Agricultura da Câmara.

"A presidência da comissão agiu de forma antirregimental. A base vai recorrer. Não se pode colocar em votação e dar o resultado sem sequer dar tempo para os que são contrários levantarem o braço", disse Luiz Sérgio sobre a votação do requerimento.

"Tivemos informações precisas de que se tratou de um golpe da oposição e o próprio Parlamento dará a resposta, porque tem um regimento a ser respeitado. Estamos seguros que o golpe será revertido", afirmou.

Luiz Sérgio disse que Palocci já prestou os esclarecimentos necessários ao Ministério Público e que, ao tentar levar o ministro da Casa Civil ao Congresso, a oposição "quer criar uma crise onde não existe".

Ele negou que Palocci tenha medo de dar explicações no Congresso. "Não existe nenhum receio. O ministro Palocci está muito seguro no que se refere a questão jurídica e legal". A base poderá tentar transformar a convocação em convite, o que desobrigaria o ministro de comparecer à comissão.

Depois de várias frustradas, a oposição conseguiu aprovar nesta manhã requerimento do deputado Onyx Lorenzoni (DEM-RS) para que o ministro explique os termos da consultoria prestada pela empresa Projeto a empreendimentos do ramo agroindustrial, o que teria redundado em um aumento de cerca de 20 vezes no patrimônio de Palocci.

O requerimento foi aprovado em votação simbólica, mas deputados da base aliada ao governo questionaram a validade da decisão tomada alegando falta de quórum. A Comissão de Agricultura voltaria a se reunir à tarde para decidir se a convocação do ministro será confirmada ou não.