ASSINE
search button

CBVela: “As marés e intensidade de vento na Baía de Guanabara podem ser uma vantagem para o Brasil”

No entanto, Confederação diz estar preparada para competir no Rio, em Búzios ou onde for determinado

Compartilhar

A polêmica sem fim envolvendo a poluição na Baía de Guanabara foi notícia novamente no último sábado (8), quando atletas, autoridades e moradores fizeram uma barqueata em sinal de protesto com a sujeira do local que será palco das competições de Vela durante a realização dos Jogos Olímpicos Rio 2016. Durante a última semana, a hipótese de que a competição poderia ser transferida para a cidade de Búzios, na Região dos Lagos, agitou os bastidores do esporte. Para esclarecer o assunto, o Jornal do Brasil conversou com a Confederação Brasileira de Vela (CBVela), que se mostrou preparada para disputar as medalhas, independente do local em que vai ocorrer a competição, e comentou sobre a teórica vantagem que os atletas brasileiros teriam em competir na Baía.

“Essa decisão (de mudar ou não para Búzios), cabe somente ao Comitê Organizador e à Federação Internacional de Vela (ISAF). A Baia de Guanabara, em função das suas características geográficas, forte influência das marés e variação de intensidade e direção do vento, é sem dúvida um local mais difícil de ser entendido e mapeado, por isso quem está acostumado desde sempre com ela se sente mais confortável e isso pode ser uma vantagem para o Brasil. Porém, isso não garante absolutamente nada. Nós estamos empenhados em preparar a nossa equipe da melhor forma possível, seja para competir no Rio, em Búzios ou em qualquer outro local”, explicou.

Segundo a CBVela, a permanência da disputa na Baía de Guanabara seria interessante até mesmo pela imagem que será transmitida para o mundo, com as belezas naturais que o Rio de Janeiro oferece, como o caso do Pão de Açúcar, que seria pano de fundo para a competição.

“Para a modalidade, incluindo todas as equipes, as disputas na Baia de Guanabara, bem próximo do público e com o Pão de Açúcar e o Cristo de pano de fundo, será a imagem dos Jogos, dando um importante destaque para a vela”, destacou.

Sobre as condições de navegação que a Baía oferece, a Confederação disse que não são as ideais, mas fez questão de frisar que o local tem totais condições de abrigar a Olimpíada, e deu exemplo de outras competições importantes que já tiveram o local como cenário.

“São realizadas competições constantemente na Baía de Guanabara. É claro que as condições não são as ideais, que todo brasileiro e, sobretudo os cariocas, gostariam, mas a Baía de Guanabara tem todas as condições para receber a vela nos Jogos Olímpicos. Diversas competições já foram realizadas com grande sucesso no local. Para citar três: Jogos Pan-Americanos Rio 2007, Mundial de Star, em 2010, e o evento teste do ano passado”, enfatizou a Confederação.

Além disso, a CBVela disse que os atletas não terão problema algum em competir na Baía de Guanabara, tanto com questão de saúde, como condições de navegação

Veja Mais

>> Moscatelli sobre união de universidades em prol da Baía de Guanabara: 'ótima notícia, porém tardia'

>> Deputados e ambientalistas discutem soluções para a Baía de Guanabara

>> Nuzman defende que competições de vela permaneçam na Baía de Guanabara

>> Olimpíada: "Tenho orgulho de dizer que todas as obras estão no prazo", diz Paes

“Os atletas não terão qualquer problema na disputa das regatas nos Jogos Olímpicos. Acreditamos que as providências que estão sendo tomadas serão suficientes para que não tenhamos qualquer problema em relação a desempenho. Não há qualquer risco à saúde dos atletas”.

Apesar de tudo, a Confederação admite certa frustração com a poluição encontrada na Baía de Guanabara. De acordo com ela, quando o Rio foi anunciado como sede olímpica, todos se encheram de esperanças pela possibilidade de despoluição do local. E se mostra um pouco cética com relação a uma alteração no cenário até o início das competições.

“Sem dúvida que o anúncio do Rio como sede dos Jogos Olímpicos encheu de esperança toda a comunidade náutica pela possibilidade de despoluição da Baia. Ainda acreditamos que a força dos Jogos Olímpicos possa promover o início efetivo de uma mudança que pode levar à despoluição, não para os Jogos, mas para depois dos Jogos e, principalmente, para a população do Rio de Janeiro”. Encerrou.

Barqueata na Baía de Guanabara convoca população a defender despoluição

Música, palavras de ordem e muitas remadas marcaram a barqueata – passeata de barcos – na Baía de Guanabara, que aconteceu no último sábado (8), no Rio, para cobrar ações concretas das autoridades na despoluição do local, um dos mais ricos ecossistemas do estado e cujo entorno concentra mais de 70% da população fluminense.

Dezenas de embarcações com ativistas, pescadores, remadores, velejadores e representantes do movimento Baía Viva foram da Marina da Glória, zona sul, onde ocorrerão competições de vela durante os Jogos Olímpicos Rio 2016 até a Urca, bairro que abriga o morro do Pão de Açúcar.

Barqueata em Búzios pede mudança das provas de Vela para a Região dos Lagos

Assim como aconteceu no Rio de Janeiro, a cidade de Armação dos Búzios, na Região dos Lagos, também teve uma barqueata neste sábado (8). A manifestação na cidade foi a favor da campanha que pede a mudança das competições de vela durante os Jogos Olímpicos para a Região dos Lagos (#VelaEmBuzios2016).

O evento na orla de Búzios reuniu velejadores olímpicos do exterior e do Brasil, moradores, turistas e empresários. De acordo com os defensores da campanha, as águas da cidade são muito mais limpas do que as da Baía de Guanabara, além de melhores condições de vento.