ASSINE
search button

Olimpíada: "Tenho orgulho de dizer que todas as obras estão no prazo", diz Paes

Prefeito destaca que Parque Olímpico está com 82% das instalações concluídas

Compartilhar

Nesta quarta-feira (5), data que marca um ano para a Olimpíada de 2016, o prefeito Eduardo Paes apresentou os números das obras para os Jogos e destacou que todos os prazos estão sendo cumpridos. "O brasileiro tem a fama de não cumprir metas, e nós queremos criar uma cultura no país de que podemos fazer as coisas no prazo. Tenho orgulho de dizer que estamos com todas as obras dentro do prazo. Nós estamos trabalhando da maneira mais econômica possível e todo o orçamento investido é 57% oriundo de investimentos privados", disse Paes.

O prefeito destacou que na área de mobilidade urbana, foram construidos mais de 70 quilômetros de BRTs, 27 quilômetros de VLT (que ainda serão entregues), além da inauguração dos túneis "para desafogar ainda mais o trânsito da cidade".

Segundo Paes, o Parque Olímpico tem 82% construído, e será entregue até o segundo trimestre de 2016. O Centro Olímpico de Tênis está com 68% das obras concluídas, e o prazo de entrega é no terceiro trimestre de 2015.

Uma das obras que mais gerou preocupações, o Velódromo Olímpico, está com 61% de obras concluídas, e deve ser entregue até o final deste ano. A Arena do Futuro está com 74% de conclusão.

>> Olimpíada 2016: A um ano do início dos Jogos, Rio luta contra o tempo

>> Nuzman defende que competições de vela permaneçam na Baía de Guanabara

>> Pesquisa mostra melhorias em aeroportos que vão servir às Olimpíadas em 2016

"Vou fazer um compromisso com vocês, o Estádio Aquático, que tem 81% as obras concluídas, será entregue no Dia de São Sebastião, nosso padroeiro (20 de janeiro). Estou assumindo esse compromisso."

O IBC (local que vai receber a imprensa televisiva) tem 95% das obras prontas. "Não digo que está pronto pois sempre tem alguma coisa para arrumar, mas vamos entregar em junho deste ano. Já o MPC (centro que recebe a imprensa escrita) será entregue no final de 2015."

Paes também falou sobre o Campo de Golfe, que gerou polêmica devido à qualidade da grama. "Está com 98% concluídos. Os especialistas diziam que se o inverno não tivesse características de verão, a grama não melhoraria, e não é que São Pedro está torcendo para o Rio de Janeiro e nos proporcionando um inverno com características típicas de verão?"

O prefeito também comentou o efeito da proximidade dos Jogos. "O esporte tem o poder de transformar a vida das pessoas em diversos sentidos, e é isso que nós estamos vendo com toda nossa preparação para os Jogos Olímpicos. A vida do carioca se transformando, melhorando e ganhando cada vez mais qualidade."

Paes também fez uma retrospectiva, lembrando quando o Rio de Janeiro ganhou o direito de sediar a Olimpíada. "Estamos olhando sempre para o futuro, e o mais importante do que imaginar o que vai acontecer, é lembrar de nossa caminhada desde 2009, quando o Rio foi anunciado como cidade sede. Nossa cidade venceu cidades como Tóquio, Madri e Chicago, não por ter uma estrutura melhor, pois nós sabemos que isso não é real. Nós vencemos pois a Olimpíada serve para deixar um legado de transformação nas cidades por onde passa, então nenhuma dessas cidades seria melhor candidata do que o Rio", disse, acrescentando: "Quando vencemos a disputa, 16% dos cariocas faziam uso do transporte público, hoje, esse número supera os 63%. Nossa rede hoteleira no ano de 2010 disponibilizava 19 mil quartos, quando ganhamos a eleição para cidade sede a meta era alcançar 27 mil. Hoje nós temos 39 mil vagas de quartos disponíveis em hotéis."

O prefeito falou sobre os legados, enfatizando que não haverá obras desnecessárias para a população. "Além das obras de mobilidade urbana, nós temos orgulho de dizer que não construiremos nenhum 'elefante branco'. Nossas arenas, as que não continuarão recebendo eventos esportivos, serão transformadas em escolas, como é o caso da Arena Carioca 3, que vai virar uma escola para mais de 1000 alunos em horário integral. Ao todo serão 24 salas de aula, um laboratório de ciências, um laboratório de mídia e mais duas salas multiuso. Já a Arena do Futuro vai se transformar em quatro colégios. "

"Eu gostaria de frisar que nenhum brasileiro é contra a realização da Olimpíada, os brasileiros são contrário a coisas mal feitas", finalizou.

O presidente do Comitê Olímpico Brasileiro, Carlos Arhur Nuzman, destacou as profundas transformações na cidade. "Quem diria em 2009 que chegaríamos tão rápido a esse momento, agora é hora de finalizarmos tudo. Esse próximo ano passa voando. Quando percebemos, já estaremos aqui para assistir a algum jogo. É uma alegria enorme estar aqui dentro do Parque Olímpico com as obras nessas condições, totalmente adiantadas, praticamente prontas", afirmou, acrescentando: "A cidade do Rio passou por uma verdadeira transformação, em todos os sentidos. Gostaria de agradecer aos atletas que estão aqui presentes, estes medalhistas olímpicos que tanto honraram a bandeira do nosso país, e que hoje nos ajudam a fazermos o melhor Jogos Olímpicos da história."

Nuzman destacou a participação brasileira e mundial na Olimpíada: "O Jogos Olímpicos do Rio vão bater o recorde no número de delegações na história das Olimpíadas. Ao todo serão 206 países disputando medalhas. Ao longo do próximo ano teremos inúmeros eventos testes para analisarmos as condições das estruturas e corrigirmos aquilo que for necessário corrigir. Ao todo serão 43 eventos-testes com cerca de 8 mil competidores, além de 100 dias para revezamento da Tocha Olímpica que passará por 300 cidades."

Mais de 50% dos 7,5 milhões de ingressos foram vendidos de maneira antecipada. Durante os Jogos Olímpicos, 45 mil voluntários trabalharão, além dos 25 mil que irão participar dos Jogos Paralímpicos. A Tocha Olímpica será acesa no dia 21 de abril na cidade de Olímpia e chegará ao Brasil no dia 27 do mesmo mês.

* do projeto de estágio do JB