ASSINE
search button

Bovespa fecha em queda pelo sétimo dia consecutivo

Ibovespa recuou a 43.956 pontos, o patamar mais baixo desde abril de 2009

Compartilhar

A Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) fechou em queda nesta segunda-feira (28), pelo sétimo dia seguido, pressionada pela forte baixa nas ações da Vale, Petrobras e bancos. A baixa nos preços de commodities e quedas de bolsas no exterior também pesaram. O principal indicador da bolsa recuou 1,95%, aos 43.887 pontos. Este é o menor valor desde o dia 7 de abril de 2009, quando o índice fechou a 43.956 pontos.

As ações da Vale estão entre as maiores perdas do dia, com queda de mais de 7% nas preferenciais e ordinárias. O declínio dos preços do minério de ferro na China ajudou na desvalorização. 

Os papéis do Bradesco também aparecem entre as maiores baixas, com recuo de 5,66%. Ações de outros bancos também ajudaram a pressionar a queda do índice.

Já as ações da Petrobras recuaram mais de 5% (preferenciais e ordinárias), acompanhando a fraqueza dos preços do petróleo. 

>> Bolsa de Xangai tem alta de 0,27%; Tóquio recua 1,32%

>> Índices de ações nos EUA registram perdas

No exterior, dados mostrando queda no lucro das indústrias na China renovaram preocupações sobre a saúde daquela economia e minavam mercados globais, com o declínio em commodities como minério de ferro, petróleo e cobre acentuando o viés negativo.

Na Europa, o DAX, de Frankfurt, fechou em queda de 2,12% e o CAC 40, da Bolsa de Paris, teve desvalorização de 2,76%. O FTSE 100, de Londres, recuou 2,46%, com a forte queda de mineradoras. 

Nos Estados Unidos, o Dow Jones recuou 1,92% e o S&P 500 caiu 2,57%. A BHP, negociada nas Bolsa de Nova York, teve desvalorização de 4,36%.

>>> Wall Street no vermelho: desaceleração chinesa e possível alta de juros derrubam índices