Agenda: ano começa com festival, concertos e jovens violinistas estrangeiros

Bons fluidos tragam a música ao Rio de Janeiro em 2016. O ano já começa com um festival, concertos, jovens violinistas estrangeiros chegando, série diária neste janeiro. A coluna sempre fez campanha para que o ano musical na cidade tivesse seus acordes iniciais no primeiro mês do ano,e assim estamos conseguindo uma vez que a temporada já se mostra muito diversificada e promissora. As opções ainda não são muitas,mas prometem muito até dezembro. Sugerimos para não perder o hábito,dar a já tradicional clicada na foto abaixo e escutar o melhor da música clássica, escolhida pela colunista, para agradar aos leitores. Boa semana!

SÉRIE RECITAIS DE GUIOMAR – O primeiro concerto da “Série Recitais de Guiomar” será realizado no dia 15,em dois horários, às 12h30 e 18h30, no Espaço Guiomar Novaes da Sala Cecília Meireles. No palco um grupo do Conservatório de Música de Sidney,formado pelos violinistas Alexander Chiu,Jasmine Tan, Toby An, Victor Avila, Wendy Kong,todos sob a orientação do professor Olé Bohn , e com a participação do pianista Paul Cheung. Para alegria de todos os recitais serão gratuitos e os ingressos deverão ser retirados na bilheteria uma hora antes de cada espetáculo. Os dois concertos têm programas diferentes,às 12h30 serão executas obras de Richard Strauss, Fritz Kreisler, Alexander Scriabin, Maurice Ravel e Grigoras Dinicu/Jascha Heifetz . Já no concerto das 18h30 serão ouvidas páginas de Aram Khachaturian e Jean Sibelius. Ingressos e informações: 2332-9223 e 2332-9224

FESTIVAL Rc4 – Continua o Festival Rc4,nessa segunda edição até dia 31 de janeiro,no Oi Futuro Ipanema. Com curadoria do músico e produtor musical Claudio Dauelsberg,o Rc4 segue com o mesmo objetivo da primeira edição de janeiro de 2015: apresentar novos rumos na música clássica,experiências e interações entre alta performance,softwares  e vários recursos visuais. Abaixo a programação completa.

Dia 16, às 21h – PianOrquestra  - part. Bryan Holmes

Aclamado pela crítica especializada como um dos grupos mais inovadores do atual cenário da música instrumental experimental brasileira,o PianOrquestra é um trabalho único no mundo,que consiste em 10 mãos e 1 piano preparado formando sua própria orquestra de sons.Com o uso de baquetas,palhetas de violão e fios de náilon,o grupo explora uma linguagem brasileira contemporânea criando infinitas possibilidades de timbres e sonoridades em uma sincronia única. Neste espetáculo o grupo integra recursos de processamento  eletrônico aliado a elementos visuais e performáticos. O PianOrquestra tem direção musical do pianista e diretor musical Claudio Dauelsberg,que se apresenta ao lado das pianistas Marina Spoladore,Priscilla Azevedo e Anne Amberget,e da percussionista Mako Tanaka.O grupo explora elementos da música clássica, contemporânea, popular e elementos étnicos.

Dia 22, às 21h – Joby Burgess

Percussionista britânico, Joby é conhecido na  Europa e nos Estados Unidos por suas performances virtuosas e ágeis e um extenso trabalho na área da educação. Trabalha com Ensemble Bash,New Noise,Uncharted e principalmente com o coletivo audiovisual Powerplant - no qual os mundos do minimalismo e música eletrônica colidem. Participou de turnês com Peter Gabriel e da estreia do Concerto de Gabriel Prokofiev para DJ, orquestra e percussão, comissionado por Graham Fitkin e Will Gregory.

Dia 23, a partir das 18h – Painel Rc4-

Palestrantes: Jennifer Dautermann, Merlijn Twaalfhoven, Stéphane Dorin e Robert Zimmermann. A entrada é gratuita,com inscrições através do e-mail

No mesmo dia,às 21h até 23h – Festa TecnoClássica. A entrada   é gratuita e sujeita a lotação de 150 pessoas.

DJ + Projeções + Joby Burgess,UK + Brendan Walsh,NED + Sérgio Krakowski, BRA

Dia 29,às 21h – Sérgio Krakowski participação Paulo Dantas

Sérgio Krakowski atuou em vários contextos musicais no choro.Foi reverenciado pelo “The New York Times” como “uma das revelações do ritmo brasileiro”. Em maio de 2014,Sergio Krakowski criou um concerto solo com pandeiro e eletrônica,que foi apresentado no Guggenheim de Bilbao e na galeria de arte 59 em Paris.

Dia 30,às 21h – Missy Mazzoli participação Olivia DePrato

Considerada "uma das mais inventivas compositoras de Nova York" pelo “The New York Times”,“Mozart pós-milenar do Brooklyn" pelo “Time Out New York”,sua música tem sido tocada em todo o mundo por nomes como Kronos Quartet,o pianista Emanuel Ax,Orquestra Americana de Compositores, New York City Opera,Orquestra de Minnesota,Detroit Symphony,a violoncelista Maya Beiser,a violinista Jennifer Koh,a pianista Kathleen Supové,de Dublin Bater Ensemble, Orquestra Sinfônica de Sydney e muitos outros.Missy é atualmente composer-in-residence na Opera Philadelphia e em instituições como Gotham Chamber Opera e Music Theater-Group.

PAINEL Rc4 – PROGRAMAÇÃO

Dia 23,a partir das 18h. A entrada é gratuita mas são apenas 92 lugares,com o seguinte programa:

18h- Abertura oficial por Claudio Dauelsberg,diretor,idealizador e curador do  Festival Rc4

18h05 - Painel 1

Iniciativas Inovadoras na Área Social – A Arte como um Poderoso Instrumento de Pacificação nas Zonas de Conflito,participação de Merlijn Twaalfhoven,Holanda

18h45 - Painel 2

Formação de platéias na cena clássica do séc XXI,participação de Stéphane Dorin,França

The Now and the NEXT na música de concerto - Estudos e discussões sobre novos empreendimentos na área da música clássica nacional e internacional,participações de Jennifer Dautermann,Dinamarca e Claudio Dauelsberg,Brasil.

19h45 - Painel 3

da Filarmônica de Berlim - Estratégias por trás da Sala de Concertos Digital e Comunicação nas Mídias Sociais,participação de Robert Zimmermann,Dinamarca.

20h30 até 21h – Debate com os Participantes

Como a conectividade está mudando a forma de vivenciar a cultura global - música, desafios e transformações

21h até 23h  - FESTA TECNOCLÁSSICA

DJ + Projeções + Joby Burgess,UK + Brendan Walsh,NED + Sérgio Krakowski, BRA

Para os painéis,que serão gratuitos, deverão ser feitas inscrições por email,enviando o nome completo,RG e telefone para contato para [email protected]

Informações: Teatro OI Futuro Ipanema – 3131-9333

A entrada será gratuita e os interessados poderão se inscrever pelo e-mail[email protected] .

DESAFIOS MUSICAIS – A série de videoconcertos recomeça a temporada de 2016, no próximo dia 16, às 15h,em sessão única até às 18h,na sala de cinema do Centro Cultural Justiça Federal. A série que tem a produção e direção musical de Saulo Chermont, apresentará obras de Brahms, Mahler, Bruckner, Mozart, Beethoven e Prokofiev. 

MÚSICA NO MUSEU – A série de concertos apresenta dia 15,às 15hno Centro Cultural Justiça Federal,recital do pianista Álefy Santos, executando obras de Rossini-Liszt,Francisco Mignone,Arnaldo Rebello e Diva Lyra.

Dia 16,às 11h30,no Parque das Ruínas, conjunto Jazztopia com um programa dedicado ao compositor americano Gershwin.

Dia 17, às 11h30,no Museu de Arte Moderna,MAM, recital da pianista Fernanda Cruz,apresentando páginas de Scriabin, Schumann, Debussy e Chopin.

Dia 19,às 20h, no Iate Clube do Rio de Janeiro, concerto com a Camerata Assis Brasil,com direção do próprio pianista João Carlos Assis Brasil,executando clássicos brasileiros.

Dia 20,às  12h30,no Centro Cultural Banco do Brasil,recital com a mezzo-soprano Patrícia Peres e a pianista Maria Luisa Lundberg. No programa obras de Manuel de Falla, Vaughan William, Lorenzo Fernandez e Villani-Cortes. Todos os concertos da série são realizados com entrada franca.

Dica da Semana - Sol Maior

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade.
Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Saiba mais