Agenda da semana: barítono brasileiro visita a cidade

Semana agitada, no bom sentido, com a visita do Papa Francisco ao Rio de Janeiro, com seu alto astral, mas são poucos os concertos. Barítono brasileiro visita a cidade. Este é o Rio que compartilha várias emoções. A coluna pode ser lida escutando música, da melhor qualidade, basta apenas clicar na foto da Dica da Semana. 

SZOT E OSB – O barítono brasileiro Paulo Szot é o convidado da Orquestra Sinfônica Brasileira, na apresentação que acontece no próximo sábado, dia 27, às 16h,no Theatro Municipal do Rio de Janeiro. O concerto da Série Topázio,estará sob a batuta de Roberto Minczuk, regente titular do conjunto,e  para  a ocasião tão especial, um programa também especial. Serão ouvidas duas páginas do compositor austríaco Gustav Mahler,a Sinfonia nº1, e  Rückert Lieder,cantada por Szot. Duas obras para celebrar o bicentenário do compositor alemão Richard Wagner,na segunda parte,quando Szot cantará uma das mais expressivas e importantes árias do repertório para barítono,O,du mein holder Abendstern,da ópera Tannhäuser. O programa será finalizado com a Sinfonia em Dó Menor WWV29. O evento é especial por ser a única apresentação do barítono no Brasil em 2013, exatamente subindo ao palco do Theatro Municipal do Rio de Janeiro. Szot já ganhou o prêmio Tony,inclusive já tendo cantado em concerto regido por Marvin Hamlisch,ao lado da cantora e atriz Liza Minnelli. Será uma festa para seus admiradores. Ingressos no local. 

SABER – A Casa do Saber terá palestra ministrada pelo professor  Marcelo Backes, dia 29, às 20h,com o tema A poesia que virou música,exatamente As Canções de Amor. As três primeiras aulas serão sobre a obra de Chico Buarque. Informações: 2227-2237.

SELO INSTRUMENTAL BRASIL – O Festival reunirá músicos de diferentes estilos,e retornará mais uma vez ao Centro Cultural dos Correios, um espaço bem aconchegante e muito bem localizado,junto ao CCBB.

A atual edição será realizada em dois finais de semana, dias 26 ,27 e 28 de julho e 2, 3 e 4 de agosto, tendo em seu elenco de convidados, nomes importantes no cenário nacional e internacional,promovendo,portanto,um grande encontro com a música instrumental. Nomes como o cubano Yaniel Matos,o argentino Adrian Barbet e os norte-americanos Jeff Gardner e Scott Feiner,juntam-se aos brasileiros Teo Lima, Guilherme Monteiro, Rafael Vernet, Jorge Continentino, Arismar do Espírito Santo, Marcelo Caldi, Fabio Luna, Bebê Kramer, Marcel Powell, Fabio Pascoal, Marco Lobo, Paulo Levi e o SambaJazz Trio. As apresentações serão às 19h,e as senhas deverão ser retiradas uma hora antes dos espetáculos,na bilheteria do local. Maiores informações: 2253-1580. A coluna informa as datas dos eventos assim como os artistas programados. 

26 de julhoJeff Gardner Trio convida Paulo Levi 

27 de julho - Scott Feiner & Pandeiro Jazz convida Jorge Continentino 

28 de julho - Sambajazz Trio convida Arismar do Espírito Santo 

02 de agosto - Marcelo Caldi e Fabio Luna convidam Bebê Kramer 

03 de agosto - Marcel Powell convida Fabio Pascoal 

04 de agosto - Marco Lobo convida Yaniel Matos 

HARPA – A Série Muito prazer ,eu sou a harpa ,convida para o recital do dia 30,às 19,no Teatro do Centro Cultural Justiça Federal,a flautista Odete Ernest Dias, a harpista Vanja Ferreira,o contrabaixista Jerônimo Capoeira e Heber Capere,percussão. Ingressos no local. 

TALENTOS – Dia 31,às 18h30,na Sala da Congregação da Escola de Música da UFRJ,apresentação de Guilherme Andreas,flauta, Deyvisson Vasconcelos,fagote e Cesar Bonan,clarinetista,na Série Talentos UFRJ, com entrada franca. 

SÃO JOSÉ – Hoje tem concerto na Série Quinta Musical na São José,ás 12h,na Igreja de São José,com direção de Ilem Vargas. Entrada franca. 

MÚSICA NO MUSEU – A série de concertos faz parte da programação cultural da Jornada Mundial da Juventude, que acontece na cidade, neste julho de 2013.Amanhã dia 26,às 14h30,no Museu Histórico Nacional, apresentação do acordeonista italiano Vince Abbraciante executando obras de Gismonti, Pascoal, Jobim, Coltrane, Galliano e Vince Abbracciante. Dia 27,às 18h,no lindíssimo Palácio São Clemente ,no Consulado  de Portugal, pianista Ederson Urias com um programa Beethoven, Villa-Lobos, Rachmaninoff e Prokofieff. Dia 28,às 11h30,no Museu de Arte Moderna, recital do pianista Vinnicius Dias apresentando obras de Schubert, Rachmaninov, Chopin e Prokofiev. Dia 29 ,às 18h,na Casa de Cultura Laura Alvim, violonista Cedmon Alves dedilhando páginas de Villa Lobos, Francisco Tarrega e Cedmon Alves. Dia 30 ,às  18h,no Museu do Exercito ,no Forte de Copacabana,apresentação da Orquestra Infanto-Juvenil das Comunidades Pacificadas,mostrando seu alto astral executando obras de Grieg, Rossini, Villa-Lobos,J.Campello, R. Meyer e  Tom Jobim. Dia 31,às 12h30,no Museu da República,pianista Leandro Turano com programa Couperin ,C. Seixas,J. N. Pancrace Royer, Haydn,. Brahms,A. Scriabin, C. Sinding e Villani-Côrtes. Entrada franca.        

Dica da Semana - A deslumbrante execução do conjunto vocal Carmel