Agenda da semana: Orquestra  Real do Concertgebouw no Municipal

A semana está fervilhando com a chegada de uma orquestra real e célebre do velho continente, série de concertos fazendo homenagem ao canto, operetas com várias récitas, orquestra da cidade, artistas russos brilhando,  curso de cinema, um mix de emoções fortes na bela cidade do Rio de Janeiro.  

CONCERTGEBOUW – O Rio de Janeiro recebe no próximo dia 26, às 20h30, no  Theatro  Municipal do Rio de Janeiro, a célebre Orquestra  Real do Concertgebouw de Amsterdã, com toda sua plenitude, tradição e requinte. Sem dúvida um dos mais importantes conjuntos sinfônicos do planeta, que já teve os maestros Bernard Haitink e Riccardo Chailly como regentes titulares e conta na atualidade com a regência de Mariss Jansons, nascido na Letônia. O programa é formado por obras muito expressivas como a Abertura de A Megera Domada op.25 de Johann Wagenaar, a Rapsódia sobre um tema de Paganini de Rachmaninov  tendo como solista o pianista russo Denis Matsuev , e a Sinfonia op.64 nº5 em Mi Menor de Tchaikovsky. Ingressos no local. 

OPES – A Orquestra Petrobras Sinfônica sobe ao palco do Theatro Municipal do Rio de Janeiro,dia 22, às 20h, em concerto da Série Portinari,tendo como  convidado o maestro russo Edvard Tchivzhel.No programa a Abertura da Opereta Candide e Symphonic Dances de West Side Story, duas obras importantes de Leonard Bernstein. Completando a Sinfonia Manfredoop.58 de Tchaikovsky. Ingressos no local. 

JÚRI – O Centro Cultural do Poder Judiciário do Estado do Rio de Janeiro, no Salão Histórico do Primeiro Tribunal do Júri, será o palco da exibição da Opereta Caso no Júri de Arthur Sullivan, com récitas marcadas para hoje, estréia, às 19h, e dias também nos dias 21, 24 e 25, sempre às 19h. Orquestra Sinfônica da UFRJ,regente Juliano Dutra,vários solistas,direção musical de Marcelo Coutinho e direção cênica de José Henrique Moreira. Os eventos são com entrada franca. 

BARCELOS – O tenor Paulo Barcelos faz um recital com a pianista Eliara Puggina, dia 21,às 19h, na Sala Vera Janacopulos, da Unirio, com um programa variado. Entrada franca. 

ÓRGÃO – A Igreja Luterana  Martin Luther convida a organista Anne Schneider para ser a recitalista do dia 22,às 18h,executando obras de Krebs,Bach,Vierne e Piazzolla. Entrada franca.  

HARPA – O Grupo de Câmara da Orquestra Sinfônica Nacional e a harpista Vanja Ferreira fazem concerto dia 25,às 19h,no Centro Cultural Justiça Federal. No programa obras de Jacques Ibert,Debussy,Villa-Lobos,Ravel e Grandjany. Entrada franca para estudantes de música e crianças até 12 anos. 

CINEMA – A Escola de Cinema Darcy Ribeiro apresenta Oficinas Livres 2013,uma oportunidade única para  fazer cursos livres de Direção Cinematográfica - Teoria e Prática, com o festejado cineasta Ruy Guerra. A carga horária é de 56 horas e as aulas serão todas  realizadas durante três meses,sempre aos sábados, de 22 de junho a 28 de setembro,das 14h às 18h30. Maiores informações: 2233-0224 e 2516-3514.

MUSIQUE - O tradicional evento Fête de la Musique, criado em 1982, pelo Ministério da Cultura da França, uma iniciativa do então ministro Jack Lang ,tornou-se uma tradicão e será comemorado no Rio de Janeiro com show de François Morin Trio, no próximo dia 21, às 20h,no Auditório da Aliança Francesa de Botafogo.  O François Morin Trio é composto por François Morin, na bateria, Pablo Arruda no baixo e Dudu Vianna nos teclados. O evento é com entrada franca. 

MÚSICA NO MUSEU – A série dedica o mês de junho integralmente ao canto, com concertos de conjuntos, corais, madrigais e solistas e todo tipo de formações. Hoje, às 12h30, no Real Gabinete Português de Leitura, concerto do belíssimo Coral da Câmara   Municipal do Rio de Janeiro, um primor de vozes trabalhadas que encantam as solenidades realizadas na Câmara de Vereadores no Rio de Janeiro,fazendo um programa dedicado aos Clássicos Brasileiros. Dia 21,às 15h, no Centro Cultural Justiça Federal,recital da soprano Anne Meyer e da pianista Erika Machado,com programa Mulheres Compositoras e peças compostas somente por mulheres como Chiquinha Gonzaga e Marisa Rezende. Dia 22, às 17h, na A Hebraica, Abstrassom com regência de Marcelo Salsanha e lançamento de CD com Clássicos Brasileiros. Dia 23, às 11h30, no Museu de Arte Moderna, apresentação de dois conjuntos, o Coral da PUC terá como regentes Geraldo Leão e Gláucia Henriques fazendo um programa  com obras de Orlandi di Lasso, Ralf Manuel, Pablo Casals. Já o Coral do Nova Iguaçu Country Club terá os mesmos regentes, mas fará um programa Clássicos Brasileiros. Dia 24 de junho, às 18h, na Casa de Cultura Laura Alvim, Grupo Vocal Agora Vaz também com programa Clássicos Brasileiros. Dia 25, às 18h, no Museu do Exército/Forte Copacabana será a vez do concerto do Madrigal do Leme, tendo como regente Anton Steuxner e pianista Claudia Feitosa. Um belo programa  com obras de Camille Saint-Saëns, Franz Schubert , John Dunstable, Jean Mouton , Andrea Gabrieli, G.F.Händel, Claudio Monteverdi e Johannes Brahms. Dia 26, às 12h30, no Centro Cultural Banco do Brasil,pianista Geisa Dutra faz um programa Bach, Ravel, Nazareth, Lorenzo Fernandez e  Chopin.

Dica da semana - tradicional Orquestra Real do Concertgebouw de Amsterdam e a talentosíssima pianista Yuja Wang: